<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

10 de março de 2005

 

Arte de Ensinar Arte


Profª Dinorah AlencarArte é área de conhecimento.
Quantas e quantas vezes é necessário que se repita essa informação até que ela seja compreendida?
Se depender de Dinorah Alencar, a A.T.P. de Arte na Delegacia de Ensino de Jaú, quantas forem necessárias.
Fazer. Contextualizar. Apreciar.

Profª Dinorah expõe os objetivos do encontro

Vivi, Maria Luiza e MaraEm uma iniciativa inédita, a Diretoria de Ensino de Jaú se fez representar ontem aqui em Brotas, para uma orientação técnica de nível universitário, direcionada não apenas aos professores Estaduais, mas também, à Secretaria Municipal de Educação - representada pela coordenadora geral, supervisora municipal e coordenadoras de escolas.
Reunidos na Escola Sinhá, o grupo debateu os princípios do ensino de Arte com objetivo.
Dinorah, Wanderlei e Maria AparecidaDa real importância de sua aprendizagem e principalmente, sua correta aplicação segundo os
PCNs.
"O olhar e o saber artístico contribuem significativamente para as elaborações perceptivas e reflexivas na criança."
Sandrinha definindo o encontroA afirmação, de Nereide Schilaro Santa Rosa contextualiza mais essa verdade, que aos trancos e barrancos tenta expor-se de forma honesta aos alunos, pais e comunidade em geral.
Partindo da receita para a elaboração correta de um Projeto, esmiuçada e exemplificada em cada detalhe, Dinorah forneceu a todos o instrumento adequado para a boa atuação do educador.


Rose e JosianeComo ponto de partida para um projeto em Arte, o livro "O que faz de Degas um Degas?", foi apresentado como referencial.
Os presentes, divididos em duplas, puderam ler verbal e visualmente o livro, analisando e interpretando as obras ali apresentadas para então desenvolver um novo texto escrito.
As declarações foram unânimes em relação à dinâmica do encontro e às informações apresentadas nele.
Profª Dinorah expõe os objetivos do encontro
A orientação técnica estendeu-se desde a manhã até o meio da tarde, onde já ficou acertado um novo encontro para estudo das demais linguagens artísticas.
Todas inseridas dentro do conceito leitura e escrita.

imagens do brunch oferecido por Maria Inês e o livro estudado

Nosso agradecimento à diretora Maria Inês de Campos, que ofereceu o espaço para o encontro e também a refeição, ao supervisor de ensino Wanderlei Gabini, sempre presente e atuante amparando as boas iniciativas no ensino público estadual à professora Dinorah Alencar, mestra competente na arte de se ensinar Arte e à Dirigente, professora Maria Tereza Fiorelli,que abre de maneira tão democrática o acesso ao conhecimento estadual.

Sandra, Dinorah, Josiane, Paulo, Wanderlei, Rose e Maria Inês

Só para constar, o Estado através da Delegacia de Ensino de Jaú também está oferecendo entre outros cursos, uma Orientação Bolsa Mestrado aos professores estaduais. Este curso, gratuito, é realizado em Jaú no prédio do Cefam, com pesquisa e interação online.


Essa é a melhor resposta aos que promovem a dúvida em relação à qualidade do ensino oferecida aos alunos. Com toda essa estrutura, fica bastante evidente que a preocupação com a formação e capacitação dos professores - pelo menos no que se refere à nossa Diretoria de Ensino, é uma constante.
Firme e real.


Se os princípios de todos fossem também assim...
os medos seriam outros.

UPDATE : Conheça!




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza