<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

31 de março de 2005

 

Os Bons Números

exposição do conteúdo do encontro

pesquisa e construção da atividadeOntem (30/03), a Escola Sinhá foi novamente o ponto de encontro para os professores da rede estadual aqui em Brotas.
Desta vez, a disciplina envolvida foi Matemática.
A Orientação Técnica desenvolvida pela A.T.P. Profª Zenaide, contou ainda com a presença da Profª Rosângela, vice-diretora da Escola Dª Francisca, que representou a Rede Municipal.
A leitura compartilhada de textos direcionados à área, permeou o rumo do programa que objetivava a sistematização dos conhecimentos referentes ao ensino e aprendizagem de números inteiros.
estudo e análise da propostaAlém do estudo e debate sobre as atividades, a vivência de práticas envolvendo jogos criados (coletivamente) para desenvolver o conteúdo, foi bastante significativa no resultado do encontro.
Paralelamente à temática principal, a retomada das últimas Orientações Técnicas da disciplina realizados pela Diretoria de Ensino de Jaú foi utilizada como elemento de apoio à prática.


Que a dedicação da D.E. de Jaú, através da Dirigente Regional Profª Maria Tereza Fiorelli e do supervisor Profº Wanderlei Gabini, na promoção destes encontros pedagógicos onde o estado recebe prazerosamente o município buscando ressaltar a qualidade do Ensino Público, seja bem aproveitada e saboreada por todos.

professores, direção, coordenadora, atp e supervisor de ensino

Fica mais uma vez aqui nosso agradecimento aos facilitadores deste processo que só tende a fortalecer a parceria entre os educadores e a troca de experiências.


Obrigado também às profªs Maria Inês Martinelli e Vera Vasselo (diretora e vice) da Escola Sinhá pela recepção e acolhimento a todos.


O testes realizados pelo TIMSS, administrados em vinte e seis países oferecem um apoio ao trabalho do professor.
Patrocinado pela Associação Internacional da Avaliação de Rendimento Educacional (IEA), as perguntas do teste podem ser aplicadas nos alunos como instrumento de avaliação, ou para proporcionar exemplos de elaboração de perguntas para teste.
Veja aqui o modelo.



Canção Extraordinária

Ando à procura de espaço
para o desenho da vida.
Em números me embaraço
e perco sempre a medida.
Se penso encontrar saída,
em vez de abrir compasso,
projeto-me num abraço
e gero uma despedida.

Se volto sobre o meu passo,
é já distância perdida.

Meu coração, coisa de aço,
começa a achar um cansaço
esta procura de espaço
para o desenho da vida.
Já por exausta e descrida
não me animo a um breve traço:
- saudosa do que não faço,
- do que faço, arrependida.




Cecília Meireles



28 de março de 2005

 

Prevenção - Projeto Permanente

cenas da apresentação

Profº ZezinhoHoje as alunas da 7ª B: Flávia, Ana Caroline, Tamara, Dalva, Suelen e Daiane, com a participação de Isabela, da 6ª C, apresentaram a peça teatral "Nada como a Prevenção".
O teatro, resultado do trabalho realizado pelo Profº Zezinho Candioti dentro do Projeto Prevenção também se Ensina, tratou de temas polêmicos: jovens que não estudam ou trabalham, alcoolismo na adolescência, gravidez precoce, aborto, fumo e drogas ilícitas e as relações familiares.
o tema provocou grande interesse nos alunosQuem apresentou a idéia da montagem da peça, foi a aluna Dalva, que em parceria com Ana Caroline, escreveu o enredo da mesma.
"Uma garota procura aceitação junto a um grupo considerado moderninho e não ouve à mãe. Grávida e sem apoio nenhum das amigas, droga-se e acaba perdendo o bebê. Quando se descobre sozinha, a garota volta para casa e procura nos braços da mãe a força para enfrentar os problemas que abreviaram sua adolescência".


a platéia não descolou os olhosO jovem elenco fez um excelente trabalho!
Montaram cenário, figurino e trilha sonora para a peça e realizaram todos os ensaios no horário contrário ao que estudam.
Apoiadas e incentivadas pelo Profº Zezinho Candioti, as estudantes apresentaram-se a todos os alunos do Ensino Fundamental nos períodos da manhã e da tarde - cada apresentação levou em média 15 minutos.
Intercalando a polêmica do assunto com momentos de humor, o trabalho agradou todo o público, que aplaudiu e comentou bastante as situações apresentadas.

Flávia, Ana Caroline, Isabela, Tamara, Dalva, Suelen e Daiane

Parabéns ao elenco, às autoras e ao professor por momento tão completo de aprendizagem.


Escola Dinah; cultura, lazer e cidadania no ensino de Brotas



26 de março de 2005

 

Páscoa

Por muito tempo era hábito deixar para os professores de Arte o trabalho árduo de desenvolver atividades relacionadas às efemérides.
Bandeirinhas de festa junina, cartões e lembranças para papais e mamães e mais uma série de coisinhas que não passam de simples laisser faire.


Hoje em dia, entende-se o Ensino de Arte como área de conhecimento, onde além de atividades práticas, o conhecimento e estudo das teorias é imprescindível para desenvolvimento do repertório.


O segundo ano do Ensino Médio, com quem desenvolvo o estudo da Publicidade durante o primeiro semestre letivo, estuda além de textos e estratégias de marketing e propaganda, as técnicas utilizadas por esse meio de comunicação.
Entre eles, a montagem de cartazes, folders e out-doors.


Assim, somando uma coisa à outra, pedi aos alunos que elaborassem dentro do conhecimento adquirido, cartazes que fizessem alusão à Páscoa, utilizando as técnicas e informando o significado de determinados aspectos.
À classe, que divide-se em seis grupos, coube os seguintes tópicos de pesquisa:

- Quem era Ostara? Explique sua simbologia e evolução etimológica.
- Qual o significado do coelho para páscoa e a origem de sua utilização.
- Por que o chocolate está presente nessa comemoração?
- Apresente o caráter religioso cristão da Páscoa.
- Como se apresenta o chocolate na cultura mundial?
- Apresente a comemoração pascoal no Oriente.



Obviamente haveria muitos outros aspectos a ser explorados, mas como primeiro trabalho prático, foi o ideal. Mesmo assim, dois grupos (Ostara e chocolate na páscoa) não apresentaram seus trabalhos.
Nas faixas publicadas aqui, você pode ver os trabalhos feitos e alguns dos alunos responsáveis por eles.


Para apresentar os trabalhos e seus objetivos ao restante de nossa Escola Dinah, os mesmos encontram-se expostos no mural da Escola.

Parabéns aos estudantes do 2º Colegial A.


Se alguém quiser aprender a fazer um origami de coelho, clique aqui. Se você conseguir ler as orientações, melhor ainda... Eheheheheh...



E aqui você pode baixar um mp3 sobre chocolate.



21 de março de 2005

 

Água - repertório

Participando de um fórum sobre Educação, uma colega pediu sugestão de dinâmica para utilizar em sala de aula. Sua disciplina era Geografia.
Adaptei uma atividade que desenvolvo frequentemente com os alunos em nossa Escola Dinah e coloquei à disposição, não apenas dela, mas de todos que participam do fórum.

Hoje, ao receber um e-mail do Educarede, - link na lateral esquerda, vi que amanhã (23/03) é o Dia Internacional da Água.
Então, porque não desenvolver essa atividade de uma forma mais ampla?
Assim, quem quiser utilizar fique à vontade.
Ehehehehe...


Material necessário:
- aparelho de som (rádio, toca cd, etc);
- música alusiva à água;
- imagem relacionada com água.

* - A imagem deve ser colada em uma folha de sulfite e só apresentada à turma no início da atividade.
* - Separe a classe em duas turmas, formando com os alunos um círculo amplo. (uma turma de cada vez)

Estratégia:

1 - O primeiro aluno pensará em um substantivo para a imagem; o segundo, em um adjetivo e o terceiro em um verbo. Repita essa estrutura até finalizar o círculo. Provavelmente você terá que diferenciar substantivo, adjetivo e verbo para os alunos antes de iniciar a atividade e repetir várias vezes, com exemplos. Mas o resultado valerá a pena. "E se repetirmos as palavras?" - Não tem problema, elas poderão ser utilizadas da mesma maneira, entretanto, as palavras só deverão ser ditas no final da atividade.
2 - Peça ao grupo que está aguardando, que preste atenção à tudo.
3 - Coloque a música.
4 - Dê a imagem ao primeiro aluno, peça que ele observe tudo e passe-a adiante.
5 - Quando a folha chegar ao último aluno, mande-os passar novamente a imagem, a música continua tocando.
6 - Completada a segunda rodada, peça aos alunos que digam a palavra em que pensaram e anote-as em um papel.
7 - Repita-as para que todos ouçam.
8 - Peça ao grupo que, utilizando essas palavras, monte um texto coletivo - curto, em prosa ou verso.

Enquanto esse grupo trabalha, o outro inicia o mesmo processo.


Os resultados servirão como análise do repertório dos alunos e delinearão as atividades e conceitos que você pretenda desenvolver - a atividade toda, incluindo a explicação utiliza 40 minutos de aula.


Para ver objetivos e traçar planos diferenciados para os Ciclos I e II do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, na proposta do Educarede clique aqui.


Para facilitar sua pesquisa, listo abaixo uma série de imagens que tratam o tema:

- gotas, piscinas, lagos, golfinhos;

- cachoeira e rio;

- hidrografia;

- ciclo da água;

- planeta água;

- mãe d'água;

- "União da Terra e da Água" - Pietro Paolo Rubens.


Espero que esse projeto de aula seja útil a alguém, e forneça base para um bom trabalho.



18 de março de 2005

 

Arte BR - adaptação

Carretéis Azuis, de Iberê CamargoA partir da Orientação Técnica em Arte realizada no ano passado com o Projeto Arte BR, desenvolvido pela S.E.E., venho desenvolvendo com os alunos dos 1ºs Anos do Ensino Médio em nossa Escola Dinah, três projetos adaptados, onde as linguagens da comunicação em Arte são exploradas.
O projeto adaptado para o 1º A, que denominamos provisoriamente Costumes (denominamos, eu e os alunos), Carla e uma das máscaras da Instalaçãopartiu inicialmente da obra "Pássaro de Papel", de Alfredo Volpi.
Após análise de obra, interpretações e releituras; os alunos desenvolveram exercícios de expressão corporal, criação musical e uma atividade plástica - instalação de objeto.
Em uma das mais recentes atividades, após interpretar a obra Carretéis Azuis, de Iberê Camargo, os alunos do 1º A elaboraram um texto poético.
Na seleção realizada em sala pela turma, destaco o seguinte:

grupo de alunos em atividade de expressão corporal

Esperança

A vida é bela,
Cheia de Amor.
Como o homem em sua infância.

A vida é como uma bola
na mão de pessoa ingênua.
Rola em busca de harmonia, alegria e paz.

Até que de repente,
a escuridão chega.
Trazendo consigo o vazio.
E o medo.

Medo negro e triste.
O contrário da vida bela
que se espera.

Haverá o dia em que poderemos curtir,
a ausência do medo.
a pureza da vida.
Sem o susto do triângulo roxo,
que da escuridão de cada um aponta.



Autores: João Paulo Gorri, Tarcila Figueiredo, Bruna de Brito, Suelen de Brito.

Tarcila, João Paulo, Suelen e Tamires

Para saber mais sobre os carretéis de Iberê Camargo, que inspiraram o texto, clique aqui




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza