<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

22 de abril de 2005

 

Artes - Orientação Técnica

grupo reunido em debate

Novamente, a Delegacia de Ensino de Jaú ofereceu aos arte-educadores das Escolas Estaduais em Brotas, uma capacitação.
Dinorah e WanderleiReunidos na sala ambiente de Arte, na Escola Dinah, os professores desta disciplina das Escolas Sinhá, Dinah e do Curso Supletivo participaram de um encontro com a Profª Dinorah Alencar, Assistente Técnico Pedagógico da área na Diretoria de Ensino de Jaú.
O encontro aconteceu no dia 15/04 (sexta-feira passada). Estiveram presentes também, o Supervisor de Ensino, Profº Wanderlei Gabini e o Profº Alexandre Monte, mestrando em Lingüística.
Sentimos falta da presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação, que não pôde enviar representantes devido os trabalhos com o desfile cívico municipal que se realizará no dia 30 de abril. Não faltarão novas oportunidades.


O encontro iniciou-se com uma discussão sobre a importância e função do registro dos trabalhos dos alunos. Como, quem e a razão em registrar.
O texto "Registros e Registros", de Dinorah e Almeida JuniorTerezinha Guerra, foi um bom suporte apresentado.
Após o almoço, oferecido pela direção da Escola Dinah, Profª Dinorah fez a apresentação do Projeto "Arte, Ensino e o Espaço da Cidade", onde através do conhecimento e exploração do meio em que vive o estudante, busca o desenvolvimento da experimentação da linguagem artística na representação de suas idéias.
No final do encontro, Profª Dinorah ofereceu às escolas, reproduções de duas obras de Almeida Junior, que além do valor estético, ainda trazem dicas de aula e atividades.


Falando em registro, deixo aqui nosso agradecimento à Dirigente Regional de Ensino, Profª Maria Tereza Fiorelli, o Supervisor de Ensino, Profº Wanderlei Gabini, a Profª Dinorah Alencar, Assistente Técnico Pedagógico de Arte e à Direção das Escolas Estaduais pela colaboração e preocupação com o crescimento e capacitação constante de seus profissionais.



Experimente os frutos.
Voce verá que eles são mágicos.
O gosto logo se transformará em sentimentos.
O seu corpo será possuido por sentimentos estranhos:
ele estremecerá.
Seja paciente.
Por vezes o fruto parecerá nao ter gosto algum
e o seu corpo ficará frio.
Coma de novo.
Os gostos e os sentimentos que moram nos frutos,
na realidade, nao moram neles.
MORAM EM VOCÊ.


Rubem Alves



19 de abril de 2005

 

Fanfarra Escolar 2005


Os alunos perfilados para o ensaio

marimbasLucas e Gilliard têm se dedicado voluntariamente à coordenação dos ensaios da Fanfarra Escolar de nossa Escola Dinah.
Todas as noites, após deixarem seus trabalhos, os dois comparecem à Escola a fim de desenvolver junto aos nossos alunos, as aptidões necessárias para que a fanfarra faça um bom papel frente às comemorações cívicas do aniversário de Brotas.
Gilliard e LucasEnsaiando movimento, ritmo, harmonia e tempo; os instrumentos de percussão e sopro enchem as primeiras horas da noite brotense.
A dedicação dos rapazes tem apresentado bons frutos e é um incentivo para o aprimoramento de mais uma habilidade a se desenvolver juntos aos nossos alunos.


Aguardemos o desfile cívico, onde poderemos apreciar o empenho de toda comunidade escolar do município.



Muito Obrigado aos voluntários.



18 de abril de 2005

 

Prevenção Também se Ensina


Profª Marta RossetiIntegrada aos Projetos Escolares, a Profª Marta Rosseti tem empregado em suas aulas de Língua Portuguesa para as sextas-séries de nossa Escola Dinah, uma atividade que agrada muito aos alunos.
Nos momentos finais de cada aula, Profª Marta lê o capítulo de um livro.
O eleito da vez, é "O Portão do Paraíso", de Giselda Laporta Nicolelis.
O livro, que serve como reforço ao Projeto Prevenção Também se Ensina, narra a estória de Taís, uma adolescente de treze anos, que conta em seu diário o envolvimento com o primo. www.moderna.com.brSeduzida pelo rapaz, Taís cede aos avanços dele e engravida, mesmo sem entender direito o que se passou. O enredo, que desenvolve-se em parte dentro da escola onde Taís estuda, saneia dúvidas que são comuns a todos os adolescentes: o funcionamento do ciclo menstrual feminino, como evitar gravidez e doenças sexualmente transmissíveis e o quanto é importante o conhecimento do próprio corpo. Passando da gravidez à maternidade, o livro se volta também para as dificuldades e o preconceito existentes em ser mãe adolescente.


Além do prazer pela leitura, instigado por tema tão presente na vida dos estudantes, o livro ainda colabora para que as aulas tornem-se palco de debates saudáveis e construtivos.
Profª Marta só tem recebido elogios por sua iniciativa e pela preocupação em apresentar a jovens ávidos de conhecimento, uma fonte segura, correta e digna de aprendizado.

Parabéns Professora!

O futuro agradece
.



Escola Dinah, cultura, lazer e cidadania no ensino em Brotas.




2 de abril de 2005

 

Enem 2005 - inscrições

As inscrições para o Enem começarão na próxima segunda-feira, dia 04 de abril de 2005.
Gratuita para quem estuda em Escolas Públicas, ela tem um custo de R$-35,00 para os demais (alunos de escola particular e pessoas que concluíram o Ensino Médio nos anos anteriores).
Os kits com o material para a realização das inscrições dos concluintes do Ensino Médio já foram enviados às escolas de todo o país.
Lembre-se: o Enem é obrigatório aos que pensam em usufruir das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
A prova será realizada no dia 28 de agosto de 2005, domingo, com início às 13h e término às 18h.



As inscrições serão feitas em duas etapas:

- Para os concluintes do Ensino Médio em 2005, é de 4 a 15 de abril, diretamente nas Escolas.
- Para quem concluiu o Ensino Médio em 2004 ou anteriormente, de 25 de abril até 6 de maio nas Agência de Correio ou através da internet de 4 de abril até 4 de maio de 2005.

Todos os inscritos deverão receber a confirmação de inscrição até o dia 22 de agosto.



Atenção:

Se você ainda não tem, providencie seu C.P.F. urgente!



Já os alunos das escolas particulares, devem retirar a ficha de inscrição na escola onde estudam; preenchê-la; efetuar o pagamento no valor de R$ 35,00 nas agências dos Correios; anexar o comprovante do pagamento e entregá-la na escola.
E para dar um alento à uma mamãe que discutiu comigo no ano passado devido às vantagens oferecidas aos estudantes da escola pública em detrimento aos do ensino privado:
Os alunos de instituições particulares que desejarem isenção do pagamento deverão preencher uma declaração de carência no verso da ficha de inscrição.
No entanto, essa declaração deverá ser atestada pela direção da escola onde estuda.
Ehehehehe...



Confirmação da inscrição

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, contendo o número de inscrição e o local onde o inscrito deverá se apresentar para a realização da prova, será enviado para as escolas, no caso das inscrições ali realizadas, ou para o endereço indicado nas fichas de inscrição, quando realizadas nas agências dos Correios ou via internet.


No caso do inscrito não receber o seu cartão até o dia 22 de agosto de 2005, deverá adotar um dos seguintes procedimentos para obter informações sobre o seu local de prova:
- consultar lista afixada no local onde realizou a inscrição;
- entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161;
- acessar a página de consulta do Inep na internet;


A prova apresentará 63 questões objetivas de múltipla escolha, abrangendo as várias áreas de conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da educação básica.
Haverá também uma redação estruturada em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.



Para mais informações visite a página do Enem.


Profª Luis CláudioAviso aos alunos:

Como sempre, estas informações foram obtidas através de busca online, não se iludam.
Na Escola Dinah, espero que em reconhecimento ao bom trabalho executado nos anos anteriores, o responsável pela inscrição do Enem seja novamente o Profº Luis Cláudio.
A não ser que alguém se antecipe, claro...
Bom, é isso aí.
Começou a labuta.



E como diria a sábia Cecília Meireles:

"aprendi com as primaveras
a me deixar cortar
e voltar sempre inteira"




Eheheheheh...



 

João Paulo II

Aqui no blog, não pretendo fazer apologia a nenhum tipo de religião, mas não é possível deixar de registrar o momento em que morre o representante de um dos maiores seguimentos cristãos do mundo conhecido.
Participante e responsável por tantas fases na História da Humanidade, a Igreja Católica perdeu hoje seu representante maior.
Seja qual for a tua religião, crença ou ausência dela; a passagem deste homem pelo mundo - controversa em muitas ocasiões; foi marcada pela luta em busca de igualdade, união e paz.
Pelo menos enquanto ser humano, crente em um ideal, a memória de João Paulo II merece respeito.

Que descanse em paz.

imagem encontrada originalmente em www.queridoleitor.zip.net

"Aprendi que um jovem cristão deixa de ser jovem, e há muito não é cristão, quando se deixa seduzir por doutrinas ou ideologias que pregam o ódio e a violência...
Aprendi que um jovem começa perigosamente a envelhecer, quando se deixa enganar pelo princípio fácil e cômodo de que o fim justifica os meios, quando passa a acreditar que a única esperança para melhorar a sociedade está em promover a luta e o ódio entre grupos sociais, na utopia de uma sociedade sem classes, que se revela bem cedo na criação de novas classes."




Karol Josef Wojtyla
(1920-2005)




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza