<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

31 de outubro de 2005

 

Dia do Saci




Dia do Saci


Dia das Bruxas




Escola Dinah, cultura popular na formação escolar.



28 de outubro de 2005

 

Funcionário Público




Parabéns à Equipe Dinah!



27 de outubro de 2005

 

Índices e Prevenção


Os gráficos realizados durante as aulas de Profª Maria foram expostos nesta semana no pátio de nossa Escola Dinah.
Montados através de pesquisas sobre os mais diversos temas pelos alunos da 8ª B, os gráficos apresentaram um perfil bastante curioso de nossos estudantes.
Com questões desde a preferência de alimentos aos domingos, bebidas, baladas, times de futebol, satisfação com o próprio físico e claro, opiniões políticas; os gráficos construíram uma imagem que chamou bastante a atenção não só dos alunos, mas também dos professores.
Sobre o referendo, a diferença de opiniões foi pequena. Com apenas 5% de vantagem, venceu na opinião dos alunos, o não.
Já em relação à política nacional, 60% dos estudantes não elegeria novamente o atual governo.
Esse trabalho, além de preparatório para o crescimento analítico dos estudantes, ainda propiciou uma série de debates no pátio, quando os alunos verificavam os índices.
Realmente, foi um trabalho excelente, Professora!



E retomando um assunto que sempre é prudente abordar, os alunos do Ensino Médio assistiram hoje a uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e Prevenção.
Apoiada em fotografias, a palestra além de reforçar as informações que os alunos já têm, ofereceu a oportunidade de sanar as dúvidas que surgiram no decorrer da mesma.
Realizada no Salão Nobre para os alunos do período diurno e noturno, seu conteúdo foi assunto para o resto do período e chegou a abalar os mais impressionáveis.



Escola Dinah; cultura, lazer e cidadania.



25 de outubro de 2005

 

Text Production

Profª Tania, que leciona Inglês em nossa Escola Dinah, procura sempre inovar nas atividades para desenvolver o gosto pelo idioma estrangeiro nos estudantes.
Desafiando os alunos do 1º Colegial E, do noturno, a escrever em inglês, qual não foi sua surpresa ao encontrar uma poesia?
Escrito por José Honório Smaniotto Neto, de 15 anos, o texto fala sobre os tesouros simples da vida.
Neto, que toca violão, pretende musicalizar sua produção e apresentá-la aos colegas da classe.
Parabéns pelo trabalho Neto, e pela excelente proposta, Profª Tania!



TREASURE

There is treasure
In the sky, in the sea
won't find it those people
who don't know how to look for
people must not be
like sun flowers
which always follow the sun
people must look for different ways




Escola Dinah; cultura, lazer e cidadania.



24 de outubro de 2005

 

Universidade Agora - 3º encontro


Quando foi selecionada entre os jovens deputados estaduais no projeto Parlamento Jovem 2003, Paula Martins tinha certeza de que seu destino era o curso de Direito.
Participar da construção de um projeto de lei e vê-lo aprovado foi um acontecimento. Mas no final do Ensino Médio, ela já não pensava mais ser esse seu caminho.
Um dia, ao ler uma matéria da revista Veja que abordava agronomia e as vertentes dessa profissão, Paula decidiu mudar seus planos.
Tarde demais para inscrever-se em um processo seletivo, arriscou o Prouni e foi selecionada.
Hoje Paula Martins, formanda Dinah 2004, frequenta o curso de Agronomia, na Unicastelo, em Descalvado.
E a cada dia maravilha-se mais com as possibilidades que a área pode trazer para seu futuro.
Preocupada com o meio ambiente e sua preservação no bom desenvolvimento de um projeto agrônomo, Paula conduziu sua palestra no Projeto Universidade Agora, buscando demonstrar aos alunos do Ensino Médio de nossa Escola Dinah, a importância de um trabalho consciente do agrônomo.
Falou ainda sobre o Prouni e como utilizar e beneficiar-se desse programa.
Ao citar a importação de besouros para controle de pragas nas plantações e o desequilíbrio causado por esse inseto no ambiente, Paula teve que responder várias perguntas sobre o tema, já que nossa região enfrenta essa nova praga todos os anos.
A palestra foi bastante interessante e mais uma vez ofereceu aos alunos a oportunidade de conhecer um pouco sobre um novo curso universitário.
Agradecemos sua participação Paula e, temos certeza de que novos conceitos foram assimilados.


A primeira fase do Projeto Universidade Agora foi encerrada hoje, mas um novo ciclo de palestras já está sendo organizado para o próximo mês.
Sempre com o objetivo de demonstrar aos alunos de nossa Escola Dinah que a Universidade está ao alcance de TODOS.


Aproveitando o tópico, no domingo dois alunos do 3º Colegial A passaram pelo processo seletivo da Unicep e foram aprovados.
Felipe Augusto Pereira Flores em Publicidade e Propaganda e Glauber Almeida Checco em Educação Física.
Parabéns aos rapazes por essa conquista!



Escola Dinah; oportunidade verdadeira ao futuro universitário.



21 de outubro de 2005

 

Sexta-feira


O dia do referendo está chegando.
Profª Maria, que leciona Matemática em nossa Escola Dinah, aproveitou o tema para desenvolver o estudo de gráficos com os alunos da 8ª série A.
Durante a semana era comum encontrar alunos, com cadernos em punho, anotando as opiniões de professores e funcionários.
Depois do referendo, vamos verificar as opiniões coletadas.


E falando em referendo, hoje não tivemos aula em nossa Escola Dinah pois o prédio foi requisitado pela justiça.
Aproveitando a ausência dos alunos, foi realizada uma faxina geral nas salas e o retoque na pintura de algumas portas.
Os funcionários trabalharam bastante!
Amanhã haverá uma equipe de plantão na Escola, assim como no domingo.



Lembre-se:


Na segunda-feira a partir das 19:00h, Paula Martins que formou-se em 2004 em nossa Escola Dinah será a próxima palestrante do Projeto Universidade Agora.
Paula cursa Agronomia e apresentará o tema para os estudantes do Ensino Médio no Salão Nobre.
O Projeto tem agradado aos estudantes e promovido debates e questionamentos dos mais diversos sobre ensino superior e perspectiva de carreira.
Mas é pena que poucos alunos do ensino diurno têm participado...


Aproveitando, quem ainda não visitou os links do grupo Vestibulandos na lateral do blog, não pode deixar de conhecer os sites que auxiliam nessa fase.
Seleciono aqui o Seja Bixo, site em que você pode se cadastrar e receber diariamente via e-mail as novidades do vestibular.
E para treinar um pouco, que tal realizar alguns simulados online?
Escolha a disciplina e vá praticando.
Aos poucos seria interessante realizar todos.
Basta clicar aqui.



Escola Dinah; cultura, lazer e cidadania no ensino de Brotas.



20 de outubro de 2005

 

Universidade Agora - 2º encontro


Ana Camila Oliveira do Amaral, formada em 2001 em nossa Escola Dinah, apresentou hoje aos alunos do Ensino Médio, dando continuidade ao Projeto Universidade Agora, uma palestra sobre o curso que desenvolve na Fadisc, em São Carlos.
Como está em semana de seminários na Faculdade, Ana Camila reuniu-se com os alunos de nossa Escola Dinah no período da manhã.
Uma profissão estranha para a maioria dos presentes que nunca havia imaginado tantos atributos para a profissional, aos poucos Ana Camila foi integrando os alunos sobre as características que o curso de Secretariado Bilíngüe apresenta.
Além de contar detalhes do curso e a necessidade óbvia de se dominar outra língua, a universitária narrou casos envolvendo sua carreira e os contatos de que é intermediária atualmente entre a Empresa onde trabalha e um investidor suíço.
Detalhando as necessidades básicas para bom desempenho no curso, Ana Camila também expôs seus planos de futuro e a diversidade operacional que pode encontrar na busca de novos empregos.
Os alunos dos 1º e 2º Colegiais também participaram do encontro e a universitária respondeu muitas perguntas, além de distribuir aos presentes, folders da Faculdade.
Demonstrando dominar muito bem um dos pré-requisitos para sua profissão, (a exposição de idéias) a fala de Camila conduziu o interesse dos alunos além da graduação acadêmica. E a curiosidade sobre mestrado e doutorado logo foram atiçadas.
Bom sinal, sem dúvida.
No período noturno, Kim Bressan de Jesus , que concluiu o Ensino Médio em nossa Escola Dinah em 2003, apresentou o curso de Enfermagem, que realiza na Fundação, em Jaú.
Trabalhando como guia turístico em uma agência local, certo dia Kim teve que participar de um curso de primeiros socorros. Descobriu então, sua vocação. Muito jovem para um curso técnico (tinha 17 anos) resolveu tentar, incentivado pela mãe, a universidade.
Passou nos exames e a partir de então, sua vida mudou.
Kim falou sobre o tempo em que estudava na Escola Dinah e no trabalho que teve para correr atrás do conteúdo que perdeu no passado.
Falou sobre as dificuldades em integrar-se aos colegas inicialmente e na pressão para entrega de trabalhos e realização de provas.
Sem opção e buscando reduzir os gastos não só materiais, mas psicológicos, Kim reside atualmente em Jaú, dividindo uma república.
Falou do preconceito e da carga emocional que o profissional de enfermagem enfrenta em algumas situações, deixando os alunos curiosos, que fizeram muitas perguntas respondidas com segurança pelo rapaz.
Foi um prazer enorme para os professores que lembravam-se do Kim do Ensino Médio; encontrá-lo agora como um futuro profissional responsável e aplicado.

Parabéns aos Universitários Kim e Ana Camila.

Não só pela lição de vida estudantil, mas também pela forma idônea com que representam sua Escola Dinah, a cidade de Brotas, e principalmente pelo incentivo dado aos nossos futuros vestibulandos.


E aproveitando o tema, a UfsCar divulgou hoje a lista de isentos da taxa de inscrição para seu processo seletivo, e temos o prazer de divulgar que sete alunos de nossa Escola Dinah foram selecionados:

Débora, Ana Carolina, Petrúcia, Mayco, Regina, Ariel e Rita.

Já sabem, né?
Ralar, ralar e ralar.



Escola Dinah, o endereço da educação em Brotas



19 de outubro de 2005

 

Universidade Agora - 1º encontro


Reunindo os alunos dos terceiros colegiais noturnos, os universitários Bruno Gastaldi e João Ednei Grossi, fizeram a abertura do ciclo de palestras do Projeto Universidade Agora.
Os dois, que foram alunos da Escola Dinah desde a pré-escola até formar-se no Ensino Médio em 2002, montaram uma apresentação em data-show especificamente para o encontro.
Ednei, estudante de Engenharia Civil na Fadisc, apresentou os diversos tipos de engenharia e explicou as áreas de atuação e presença da engenharia civil. Além de demonstrar trabalhos realizados na faculdade, abordou a surpreendente técnica empregada na construção das pontes túneis, que maravilham pela grandiosidade e aparência quase surreal.
Bruno, que estuda Engenharia de Computação na Unicep de São Carlos, apresentou uma lista dos cursos que a instituição oferece e levou dois programas demonstrativos que montou na Universidade, interagindo com os alunos.
Falou ainda sobre as vantagens oferecidas pelo Programa Escola da Família do qual ele é um usuário e como os alunos podem inscrever-se.
O assunto não versou apenas sobre os cursos. Os universitários discorreram sobre a vida na faculdade, a exigência nos cursos e também as dificuldades que encontraram, além do campo futuro de atuação para cada área e da base salarial média do profissional de engenharia.
Durante todo o tempo, os alunos dos terceiros colegiais estiveram atentos, fizeram perguntas e mesmo quando soou o sinal de intervalo, continuaram no Salão Nobre, aguardando que os palestrantes terminassem.
Foi uma experiência muito boa e não posso deixar de me orgulhar de todos.
Tanto os palestrantes que mostraram segurança e competência naquilo que fazem, como os nossos terceranistas, que além da participação, tiveram respeito pela presença dos antigos colegas.
Vale destacar também, o empenho da Profª Elaine que colaborou bastante na realização deste Projeto, providenciando junto à Secretaria Municipal de Educação o data-show utilizado.
E claro, ao técnico Renan Barbosa, que participou do encontro tendo sob sua responsabilidade o controle do aparelho.
E amanhã, teremos mais dois encontros:
No período da manhã o curso apresentado será Secretariado Bilíngüe com Ana Camila de O. do Amaral (formanda Dinah/2001) - às 10:00h.
No período noturno o universitário Kim Bressan de Jesus (formando Dinah/2003), apresentará o curso de Enfermagem a partir das 19:30h.



Escola Dinah, incentivo no caminho universitário.



18 de outubro de 2005

 

Palestra e Reunião

Amanhã, às 19:00h inicia-se o Projeto Universidade Agora.
Visando mostrar aos alunos de nossa Escola Dinah que a Universidade não é um bicho de sete cabeças, e que apesar das dificuldades todos são capazes, o projeto apresenta ex-alunos de nossa Escola Dinah que freqüentam um curso superior.
Destinada em um primeiro momento aos alunos dos 3º Colegiais, as palestras serão realizadas das 19:00h as 20:30h e além do curso universitário em questão, também abordarão a vida escolar, as dificuldades, perspectivas de futuro e campo de trabalho.
O primeiro encontro será sobre Engenharia Civil e de Computação, ministrado por Bruno Gastaldi e João Ednei Grossi, ambos formados em nossa Escola Dinah no ano de 2002.
Que essa iniciativa buscando o aprimoramento dos alunos seja também seguida pelas demais instituições.
O primeiro passo foi dado.





Os horários você já sabe:

período da manhã: 7:00h
período da tarde: 16:00h
período noturno: 19:00h



Escola Dinah, investindo no futuro do aluno.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza