<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

27 de abril de 2006

 

Alvorada


Nesta madrugada, um dos eventos mais tradicionais da cultura brotense terá vez.
Esperado com ansiedade por nossos cidadãos (principalmente os mais jovens, que participam das Fanfarras Escolares), a Alvorada é o marco inicial dos festejos de aniversário da cidade.
Contando mais de 50 anos; para algumas famílias a participação da Alvorada já é tradição. Pais e Mães que participaram quando jovens e que agora têm seus filhos tocando algum instrumento nos grupos, acompanham e lembram com saudades de quando faziam parte do efetivo.
A Profª Ana Maria lembra que quando era menina, ia com as amigas para assistir a apresentação: "Era uma delícia... Acompanhávamos a Fanfarra com entusiasmo, e hoje, ainda gosto de levantar-me para ouvir!" Seu entusiasmo é o mesmo, realmente, pois lembrava durante todo dia, a alunos e professores: "Hoje tem Alvorada!"
O Prof. Doni, que também participou nos três anos em que fez o colegial, entre as lembranças, ressalta como tudo colabora na preparação dos espíritos para a Festa de Santa Cruz: "Ouvir e ver os alunos ensaiando os toques da Fanfarra, nestas semanas que antecedem a Festa é que dão o gosto do que vem. Não dá para imaginar a Festa, sem a Alvorada com as Fanfarras. É como se fosse possível o Carnaval acontecer, sem o ensaio das Escolas de Samba" - destaca ele, aludindo a outra tradição local.
Para os participantes é como se fosse realmente um rito especial.
Para Samara, aluna no 3ºA, é a primeira vez: "Como é meu último ano na Dinah, minha mãe achou que eu devia participar. E minha irmã mais velha vem comigo!".
Gisele, que estuda na 8ªB empolga-se com o acontecimento. De mochila nas costas, prevenindo-se para o frio, Gisele vai encontrar os amigos e, todos juntos seguirão a Fanfarra animando a festa. "A melhor parte é encontrar os amigos! Parece uma festa!" - diz a garota que participa da Alvorada desde a 6ª série.
Já para André, que toca trompete e estuda no 2ºB, é o quinto ano de Fanfarra. "É legal quando depois da Alvorada eles estouram as bombas e rojões! O ruim é ter que vir pra aula direto de lá. Mas meu pai não quer que eu falte. Então, vou levar a mochila e pronto."
Neste ano, os alunos vão reunir-se às 3:50h em nossa Escola Dinah para a saída, todos portando uma autorização dos pais para participar.
Percorrerão a cidade tocando os instrumentos e encontrarão a Fanfarra da Escola Álvaro Callado no Largo da Santa Cruz às 6:00h, onde finalmente acontecerá o Toque da Alvorada.
Durante o trajeto, pais e pessoas da comunidade saem às ruas, e alguns acompanham as mesmas neste prelúdio de comemoração.
Depois da Alvorada, todos os participantes tomam um café da manhã oferecido pela Prefeitura Municipal.
Os professores lembram, que antigamente eram as Padarias e até membros da comunidade que ofereciam o café aos jovens.
Afinal, nossa Alvorada, é o quê?

Um Ritual de Passagem?
Tradição Popular?
Herança Cultural?
O rótulo não importa. O que realmente conta é a unificação dos jovens (alunos ou não) neste evento saudável de harmonia; onde um dos ritos mais antigos da História do Homem é retomado de maneira musical:
A comemoração da Alvorada.
Como se o Homem brindasse com a música, a oportunidade que o mundo tem de ver mais um dia nascer, de retomar seus projetos e de sonhar novos desejos.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza