30 de maio de 2006
Produção de Aluno
Devotado a despertar o interesse dos estudantes para a leitura, Prof. Eduardo que leciona Português em nossa Escola Dinah, busca incentivar ao máximo a retirada de livros e o consequente debate entre os alunos a partir da leitura realizada.
Uma de suas estratégias recorrentes, é levar os leitores a produzir seus próprios textos sobre a atividade.
A redação abaixo é um exemplo deste trabalho.
Produzido pela aluna Bianca Ribeiro do Prado, do 1º Colegial A, o texto fala sobre o hábito de ler:
Ler não é tão ruim
Comecei a ler e escrever mais ou menos aos sete anos de idade, mas no início não me interessava muito por livros, e também só escrevia na escola. Não praticava em casa.
Quando comecei a estudar em uma escola maior, e que tinha biblioteca, tinha que pegar livros sempre, porque a professora mandava. No começo tudo bem, eu pegava qualquer livro e nem lia, mas depois a professora começou a pedir resumos.
Aí eu estava frita, pois como ia entregar o resumo de um livro que eu não li?
Passei a observar os temas e a escolher os títulos que mais me agradavam, e descobri que ler não era tão ruim quanto eu pensava.
Na verdade, eu nunca tinha tentado ler um livro antes. Devia ser por isso que eu não gostava.
Já um tempo depois, eu não precisava entregar resumos, e mesmo assim, continuei lendo.
Agora, quando pego um livro, qualquer tempo vago que tenho estou lendo.
Acho que é porque me interesso pelo tema, aí leio rapidinho e nem percebo o tempo passar.
Agora, acho ler bom. Principalmente quando é de meu gosto.
Bianca tem 15 anos e estuda no 1º Colegial A.
Uma de suas estratégias recorrentes, é levar os leitores a produzir seus próprios textos sobre a atividade.
A redação abaixo é um exemplo deste trabalho.
Produzido pela aluna Bianca Ribeiro do Prado, do 1º Colegial A, o texto fala sobre o hábito de ler:
Ler não é tão ruim
Comecei a ler e escrever mais ou menos aos sete anos de idade, mas no início não me interessava muito por livros, e também só escrevia na escola. Não praticava em casa.
Quando comecei a estudar em uma escola maior, e que tinha biblioteca, tinha que pegar livros sempre, porque a professora mandava. No começo tudo bem, eu pegava qualquer livro e nem lia, mas depois a professora começou a pedir resumos.
Aí eu estava frita, pois como ia entregar o resumo de um livro que eu não li?
Passei a observar os temas e a escolher os títulos que mais me agradavam, e descobri que ler não era tão ruim quanto eu pensava.
Na verdade, eu nunca tinha tentado ler um livro antes. Devia ser por isso que eu não gostava.
Já um tempo depois, eu não precisava entregar resumos, e mesmo assim, continuei lendo.
Agora, quando pego um livro, qualquer tempo vago que tenho estou lendo.
Acho que é porque me interesso pelo tema, aí leio rapidinho e nem percebo o tempo passar.
Agora, acho ler bom. Principalmente quando é de meu gosto.
Bianca tem 15 anos e estuda no 1º Colegial A.
Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza