<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

7 de julho de 2006

 

Educação Física


Na tentativa de superar a visão de que Educação Física se restringe aos conteúdos esportivos "clássicos" (futebol, voleibol, handebol e basquetebol) o Professor Fábio que leciona a disciplina em nossa Escola Dinah, desenvolveu um projeto pedagógico envolvendo Atividades Desportivas em Meio Natural (ADMN), mais especificamente, a escalada e o trekking com o 3º A - Ensino Médio.
O Projeto consistiu em quatro momentos:


No primeiro, foi discutido entre os estudantes quais eram as ADMN que eles conheciam e quais as modalidades que poderiam ser vivenciadas em um ambiente escolar, bem como foram expostas, a partir da apresentação de slides na SAI, as compreensões de educadores sobre as ADMN.
Também foram apresentados alguns equipamentos utilizados nas ADMN, como: cadeirinha, corda, fitas de segurança, mosquetões, capacetes e alguns tipos de descensores. Juntamente com a apresentação dos materiais discutiu-se a importância que a segurança possui neste tipo de atividade, bem como o conhecimento necessário de como utilizá-los da maneira correta, pois a não observância dos mesmos pode acarretar em acidentes fatais.


O segundo momento consistiu em uma oficina para confecção de alguns nós utilizados em atividades como: rappel, escalada, canyoning, entre outros e a experienciação em uma atividade que consistia em andar sobre uma corda presa entre as colunas de sustentação da quadra poliesportiva (falsa baiana).
No terceiro momento, foi realizada uma ascensão utilizando uma corda fixada na estrutura metálica de sustentação da cobertura da quadra e posteriormente um rappel da arquibancada para a quadra com altura de aproximadamente três metros.


Para finalizar a intervenção pedagógica, realizou-se uma visita na última segunda-feira (03 de julho), à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com os alunos interessados em conhecer os aspectos que permeiam este tipo de atividade.


Aproveitando a inserção no espaço Universidade Pública, também foi realizado o projeto Vivências em uma Universidade Pública Federal, o qual teve por objetivos:

- Aproximar os alunos da Universidade Pública, desmitificando-a;
- Apresentar as estruturas e o funcionamento da Universidade Pública;
- Apresentar, a partir de graduandos, alguns cursos oferecidos pela Universidade;
- Motivar os alunos a intentarem o acesso à Universidade Pública.

Alunos de Matemática, Engenharia, Imagem e Som, Física, Psicologia e Ciências Sociais, conversaram informalmente com nossos alunos, relacionando seus cursos com as matérias escolares do Ensino Público e também oferecendo uma perspectiva sobre planos de carreira e futuro.


A apresentação dos cursos teve dois momentos diferenciados quando nossos alunos conheceram o laboratório de Engenharia, sanando dúvidas em relação a este curso, e também no encontro com o Prof. Luiz, que leciona no Curso de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação, orientando um pequeno debate/reflexão com o grupo a respeito das atividades em meio natural.
O passeio ainda contou com o almoço no Restaurante Universitário, visita à Pista da Saúde/UFSCar; ao serrado (mirante e tablado) e Biblioteca Comunitária.


No final da visita, a fim de exercitar em um espaço próprio as atividades iniciadas em nossa Escola Dinah, os alunos puderam experienciar a escalada em ambiente artificial, a partir da utilização das agarras instaladas em uma das Caixas de Água da Universidade.
Vale lembrar também, que a participação do universitário Flávio, estudante de Educação Física na UFSCar e monitor do projeto Vivências em Escalada da UFSCar foi muito importante para a plena realização do projeto.


O Projeto desenvolvido pelo Professor Fábio e pelo graduando Flávio foi apresentado na terça-feira (04/07) no Seminário de Metodologia de Ensino em Educação Física da USP - São Paulo. (veja aqui)
A oficina ministrada foi bastante elogiada, principalmente, devido à simplicidade de seu desenvolvimento (no que diz respeito ao material) em ambiente escolar e à proposta de diversificação das aulas.



Veja as fotos do projeto aqui



texto: Daniele Nave Godoy - GECM
fotos: Professor Paulo Antonouza





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza