<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

10 de julho de 2006

 

Recursos Naturais - JC na Escola


Utilizando o jornal como fonte de pesquisa e informação atualizada, Profª Angela, que leciona Ciências para a 8ª E de nossa Escola Dinah, desenvolveu uma trabalho baseado na guerra que se tornou a utilização dos meios naturais.
Depois de apresentar o tema à turma, a professora sugeriu que a classe encontrasse no Jornal da Cidade de Bauru, artigos que trouxessem informações adicionais sobre o assunto.
Reunidos em grupos, os alunos discutiram a idéia central de seus artigos e desenvolveram relatórios sobre os mesmos. Em seguida, cada grupo apresentou aos colegas, os textos que desenvolveram e também o artigo de onde retiraram os argumentos. Um debate final foi orientado pela professora e os trabalhos, expostos no Espaço de Leitura para que todos pudessem ter acesso.


O texto abaixo, foi produzido pelas alunas Lais M. de Souza, Aline M. Okuma, Talita L. Bexiga e Fernanda G., estudantes da 8ª série E:



As Guerras pelos Recursos Naturais

Guerras pelo petróleo, guerras pela água, guerras por terras, guerras atmosféricas.
Este é o verdadeiro rosto da globalização econômica, cujo apetite por recursos naturais supera os limites da sustentabilidade e da justiça.
Onde existe petróleo, há conflitos.

A água está se tornando uma fonte de guerras.
Grandes represas desviam o sistema natural de drenagem, alterando o fluxo e modificando a distribuição da água.

Essas mudanças provocam disputas entre estados, que podem evoluir, se transformando em conflitos nacionais.
As fontes de água brasileira, logo terão tanto valor quanto o petróleo do Iraque.
E se a globalização for utilizada como uma arma implacável para se apoderar desses recursos, as guerras aumentarão e o desenvolvimento se tornará lento, até resultar em gigantescas catástrofes ecológicas.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza