<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

15 de setembro de 2006

 

Projeto Jesuíta


Entre final de julho e início de setembro, foi desenvolvido um projeto pedagógico nas aulas de Arte com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio de nossa Escola Dinah.
Com o objetivo de explorar técnicas variadas de representação artística utilizando passagens da presença jesuíta na História do Brasil, as aulas desenvolveram estudos verbais e não verbais nessa temática, resultando sempre em debates conclusivos sobre o assunto.
Divido em três momentos, no primeiro os estudantes conheceram um pouco da vida indígena no Brasil. Como são tratados hoje em dia e como era no tempo da colonização.


Tiveram contato com reproduções de obras de arte das Missões Artísticas que representaram os indígenas e também de produções da Arte Contemporânea Brasileira, visando a criação de paradoxos representativos.
Produziram textos dissertativos sobre a cultura indígena a partir de livros paradidáticos da Biblioteca Escolar e assistiram documentários produzidos pela TV Escola sobre a situação atual dos índios, visando o desenvolvimento de argumentos para um debate.
A interdisciplinaridade promovida pela participação dos professores de Português, História e Geografia nesta fase do projeto, foi de suma importância.
No segundo momento, os estudantes conheceram as mudanças sociais e religiosas no mundo europeu que acabaram por acelerar a criação das ordens missionárias.
Apreciaram e analisaram obras de arte representativas do período e tiveram contato com material referente às Missões Jesuítas no Brasil, como mapas de assentamentos, cartas e ilustrações produzidas na época.


No terceiro momento, divididos em grupos, os estudantes receberam textos sobre fases da vida do Padre José de Anchieta e referências para encontrar imagens e outras informações sobre o mesmo na internet.
Os grupos montaram seminários e expuseram para os colegas de suas turmas, o resultado de suas pesquisas.
De posse dessas referências, cada estudante, em grupo ou individualmente, produziu sua compreensão sobre todo o projeto através de cartazes, textos em prosa, em verso, desenhos, painéis, apresentações de slides e esculturas.
Os trabalhos foram expostos na sala de Arte.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza