<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

22 de setembro de 2006

 

Semana Nacional do Trânsito


Planejadas desde julho pela Equipe Escolar de nossa Escola Dinah, as ações educativas em comemoração à Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro) uniu toda Equipe em um grande evento realizado na ultima terça-feira (19/09/06) tendo como campo de atuação, a Praça Amador Simões e a Quadra Escolar.


Divididos a partir de suas habilidades, professores e estudantes dedicaram-se ao longo das últimas três semanas à produção de atividades essenciais para que o evento se tornasse um momento de real importância e significado para todo o corpo escolar e também para as pessoas da comunidade que, curiosas, interagissem com as ações.


Dentre as atividades, a produção envolveu desde objetos até ações físicas.
Marcadores de livros com frases de conscientização aos pedestres (entregues durante a passeata até a praça e também durante a realização das outras atividades na mesma), jogos lúdicos de tabuleiro sobre o trânsito, maquetes de sinalização tendo como objetivo orientar a população e frases e desenhos educativos para colorir, foram algumas das produções que visavam a participação interativa entre comunidade e escola.


Também, o desenvolvimento de uma performance criada pelos alunos dos 2º A e B do Ensino Médio (que encantou a todos pela desempenho e criatividade dos alunos) e de movimentos aeróbicos, estimularam a atividade física do evento.



MOTORISTAS E PEDESTRES

Grande e negra rodovia
às suas margens acompanha
uma NATUREZA tamanha
bela e verde todo o dia...

E quando impedidos de vê-la
pela cegueira da pressa
lembre-se que a vida é só essa
e ninguém merece perdê-la...

Viaje com segurança
Respeite a vida alheia
quem dirige com prudência
a PAZ no trânsito semeia...



Poema escrito pela Professora Léia para a performance.


Programado para realização em dois campos, as atividades desenvolvidas na Quadra Escolar focaram-se também na atividade física e na prática pedagógica lúdica.


A finalização das atividades deu-se com a construção de um veículo utilizando os corpos dos estudantes, que se movia a partir de suas ações.
Esse exercício teve como objetivo a percepção de que o veículo, construído e acionado pelo ser humano, deve antes de tudo não perder a referência de que sua funcionabilidade depende da consciência humana, dependendo principalmente de nós, a segurança no trânsito.


Graças ao envolvimento de toda a Equipe Dinah, as atividades, cujo lema maior era: TORNAR NOSSO TRÂNSITO MAIS HUMANO, MAIS SEGURO E VALORIZAR A VIDA, foram realmente um grande sucesso.
Vale ressaltar e agradecer ainda a presença e participação de alunos da Escola Francisca nas atividades, além do Jornal Tribuna Comunitária que tirou algumas fotos do evento e da Guarda Municipal, que garantiu a tranqüilidade e segurança de todos.




Parabéns a todos!






Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza