<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

3 de novembro de 2006

 

27ª Bienal

Na sexta-feira, dia 20 de outubro, os alunos de nossa Escola Dinah participaram de uma viagem cultural com destino a São Paulo.


O roteiro incluiu uma visita à mostra dos Deuses Gregos, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, à 27ª Bienal de Arte, onde artistas contemporâneos do mundo todo estão expondo e também ao Museu Afro-Brasil, com obras específicas da cultura afro-brasileira além da representação de outros temas por artistas nacionais e estrangeiros.
"Apesar de rápida (a visita na FAAP), tivemos uma introdução com um monitor que nos disse sobre o valor, significado e idade das peças, pudemos ver de perto as frias esculturas de mármore que mesmo passado séculos exalam a beleza e o sentimento de exaltação aos deuses." - Daniele, 2º B.


"Eu achei muito interessante também os vasos gregos, pois em cada um tem uma história. Eu estava muito ansiosa para conhecer o Museu Afro-Brasil. Achei ele lindo demais! Muito colorido e cheio de imagens de santos. Foi o que mais gostei. No prédio da Bienal, vimos várias obras. Deixei meu autógrafo no quadro-negro. Podem até apagar, mas a sensação de deixar meu nominho lá, isso nunca vão poder tirar. E eu achei muito legal porque o tema da bienal era 'como viver juntos' e se você verificar, em cada obra havia esse sentido." - Tarcila, 2º A.
O passeio, longo e exaustivo pela urgência que tivemos em aproveitar o dia, foi bastante gratificante e satisfez todos os estudantes.
Com essa gama de opções, variando desde as mais antigas representações da Arte Mundial até o que se faz de mais atual também no mundo todo, não houve quem não gostasse de alguma coisa vista.
"Eu fiquei muito surpresa ao me deparar com a obra que eu tinha estudado na aula de Artes, e fiquei orgulhosa por conversar com a monitora sobre a obra" - Verônica, 8ª C.


Além do contato com o universo artístico, a vivência de alguns momentos na metrópole paulista, onde tudo é em excesso (gente, trânsito, velocidade, sujeira, informações), também colaborou para que todos pudéssemos avaliar nossa forma de ver, interpretar e viver o mundo.
"Quando nós estávamos voltando da lanchonete, encontramos uma senhora que era camelô. Ficamos conversando com ela um pouco e foi muito legal. Ela disse que era fã do Daniel." - Hellen, 6ª C.


O final do passeio, contou com uma rápida visita ao Shopping D. Pedro, em Campinas.
O contraste dessa última parada e o choque de seus objetivos puramente capitalistas (inclusive na construção de uma pretensa obra de arte utilizando os restos da vegetação local), gerou boas discussões não somente durante a visita, mas também depois, ao levantarmos o assunto em sala de aula.
"Um dos meus sonhos era conhecer São Paulo e agora eu já conheço. Um dos meus sonhos eu já realizei." - Ronaldo, 8ª C.
Bastante animados, os estudantes não vêem a hora de que uma nova viagem aconteça, pois mesmo com o cansaço provocado pelo dia corrido; o conhecimento, a diversão e os contatos estabelecidos fizeram tudo valer a pena.
"Conhecer de perto todas essas obras foi muito interessante. E também viver um pouco do Parque Ibirapuera. Gostei de tudo e quando tiver outra excursão, estou nela." - André, 3º C.


Em um exemplo de integração, as Escolas Sesi e Álvaro Callado foram os companheiros de nossa Escola Dinah nesse dia, em uma pequena caravana cultural.
Muitas fotos, muitos fatos e mais uma página de nossa História.



Veja algumas fotos do passeio aqui.







Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza