<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

20 de dezembro de 2006

 

Bullying


Os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio A e B de nossa Escola Dinah, desenvolveram nas aulas de Arte, um projeto voltado para o Fenômeno Bullying.
Utilizando pesquisas no próprio ambiente escolar, foram levantadas algumas questões e direcionado um caminho para desenvolvimento do Projeto.


Textos direcionados, depoimentos coletados em comunidades do Orkut, análise e interpretação de obras de arte e de letras de músicas, filmes e vídeos, fizeram parte das várias ações empregadas para contextualização do trabalho.
Práticas assertivas foram desenvolvidas em conjunto com os alunos e alunas de outras séries e, assumindo o papel de multiplicadores, os estudantes dos 2º A e B tentaram demonstrar que a tolerância e respeito na convivência é imprescindível para a construção de uma sociedade digna e justa.


Aos poucos, todo o corpo escolar e também as famílias acabaram sendo envolvidos pelo Projeto, e o termo bullying, até então desconhecido por muitos, virou assunto e fonte de interesse, chegando inclusive a ser aplicado como tema na redação do Simulado 2006.
O Projeto foi concluído com a apresentação de seminários para todos os estudantes de nossa Escola Dinah.


Na estruturação dos seminários, foram utilizadas dramatizações, vídeos, músicas, histórias em quadrinhos, cartazes e folders explicativos.


As turmas, utilizando o repertório desenvolvido, apresentaram os seminários durante três dias; provocando emoção e promovendo a discussão de valores entre o corpo estudantil, no que acreditamos ter estimulado não apenas o respeito mútuo, mas também a reflexão necessária para que uma geração de cidadãos comprometidos possa florescer.



Conheça mais sobre Bullying visitando esses links:

Orkut: Bullying, as marcas ficam. Veja aqui.

Site: Abrapia. - Veja aqui.

Blog: No more bullying. - Veja aqui.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza