<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

1 de dezembro de 2006

 

Parlamento Jovem


Na quarta-feira (22/11) a aluna Bárbara Caroline Silva da Costa, que cursa a 7ª C do período da manhã de nossa Escola Dinah, foi a São Paulo acompanhada pela Professora Geralda para participar do Projeto Parlamento Jovem Paulista.
O Projeto Parlamento Jovem Paulista que foi criado em 1999 pela deputada Célia Leão (veja aqui), apresenta aos alunos da rede pública e privada a oportunidade de conhecer a Assembléia Legislativa de São Paulo, saber de seu funcionamento e, como cidadãos, acompanhar o processo legislativo de perto.


O objetivo principal do projeto é possibilitar aos estudantes a visão de alguns aspectos da democracia, com a intenção de oferecer através da vivência de um dia de sessão parlamentar, a compreensão do trabalho e das responsabilidades de um deputado na construção de ações do poder legislativo.
O papel da Assembléia é criar leis que conduzam as ações do Estado.
A Assembléia é uma casa de representantes do povo (casa do povo), retratando as aspirações, as necessidades e a vontade da sociedade: é o poder responsável pela elaboração das leis estaduais.
Atualmente, o Parlamento Paulista é composto por 94 deputados eleitos para um mandato de quatro anos.
"Foi uma experiência única acompanhar a aluna Bárbara até a Assembléia. Representou um verdadeiro exercício de cidadania" - analisa professora Geralda.
Durante a sessão, o projeto de Bárbara, que teve como tema a saúde, foi lido para os demais deputados jovens.
Em oito edições do Parlamento Jovem, Brotas já esteve presente em cinco:

1999 - Carolina Santo André;

2001 - Luis Henrique Godoy;

2003 - Paula Elisabeth Martins;

2004 - Daniele Nave Godoy;

2006 - Bárbara Caroline Silva da Costa.

Em 1999, 2003 e 2006, a representatividade foi marcada por alunos de nossa Escola Dinah, orientados pelas professoras Geralda e Olinda (que se aposentou em 2000). Em 2001 e 2004, os estudantes freqüentavam o extinto Sistema Educacional Universitário de Brotas, e também eram alunos de Profª Geralda.
Experiência marcante de cidadania e de vivência significativa dos valores perpetrados nas discussões escolares das aulas de História de Profª Geralda; essa atividade certamente ficou marcada na memória de Bárbara e de sua colega Marina Rollon (que colaborou no trabalho).
Para Bárbara, a oportunidade foi de grande emoção: "Nós fomos muito bem tratados, parecia que a gente era rei e rainha lá. Todos eram muito simpáticos e eu fiz várias amizades novas com os alunos das outras escolas. Foi muito legal também, ver a Dona Avanir. Ela discursou e elogiou muito os projetos".




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza