<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

21 de março de 2007

 

Comunicação e significado - Português

O principal objetivo das aulas de Português é desenvolver o gosto pela leitura (erudita) e a capacidade de comunicação (oral e escrita), além do aprimoramento social e cultural.
A possibilidade de conhecer o gênero humano através de sua representação oral ou escrita, o estímulo criativo desencadeado pela literatura enquanto uma forma de arte e as alternativas existentes no aprendizado de idiomas novos, por exemplo, ou do conhecimento mais aprofundado de nossa própria língua, refletem um caráter libertador, desmitificador de preconceitos e, impulso para desenvolver-nos ainda mais enquanto seres ativos e críticos na sociedade.
Esse aprimoramento, se obtém graças ao fenômeno da comunicação, que devido à sua existência relacionada à sociedade e à cultura do grupo, é arma importante na luta contra o preconceito lingüístico enraizado em nosso meio.
Uma das facilidades referentes ao trabalho na disciplina de Português, é a variedade de opções existentes para o desenvolvimento das aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico e significativo. Como recursos, podem ser explorados: livros, jornais, revistas, filmes, pinturas, esculturas, música, entre outros.
Nesse processo educativo, o estreitamento da relação entre professor e aluno, e a discussão constante que possibilita novas compreensões do repertório cultural dos envolvidos nessa troca, talvez seja a maior recompensa que possamos alcançar.
Mesmo assim, o desenvolvimento dos blocos construtivos, ou seja, as bases para a comunicação escrita, e tornar significativo para os estudantes, determinadas obras literárias, nem sempre é uma tarefa fácil.
Uma das soluções para esse obstáculo, é o grupo de estudos.
Organizar-se após o período de aulas em grupos de amigos, para rever os conceitos e textos debatidos em sala, e também para buscar complementação para o que foi visto, auxiliaria muito o estudante a encontrar significado nas propostas escolares. Essa tarefa, talvez estranha e confusa no início, em pouco tempo se tornaria hábito e proporcionaria um ganho bastante satisfatório para os envolvidos nesse processo.
Muitos alunos desenvolvem redações e textos de qualidade em aula (também fora dela) e, escolher um para representar o trabalho do grupo, não é uma tarefa simples. Mesmo assim, é uma daquelas ações que devemos fazer.
Ocasionalmente, selecionarei produções de alunos para publicação aqui no blog. Hoje, escolhi um trecho de uma poesia do aluno Thallys Oliveira Cavalcanti, do 2º Ano B do Ensino Médio:

“(...) Para uns, amar é sonhar.
Para outros, amar é viver.
Isso, já não sei explicar
Pois, vivo amando e sonhando com alguém
Que fez meu coração se encantar.
Vivo por um belo sorriso
E pela luz de um olhar”.



Prof. Luiz Eduardo Divino leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza