<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

29 de março de 2007

 

Filme na aula: diversão ou lição? - História

Entre os séculos XV e XVI, um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, tem vez com a expansão ultramarina liderada por Portugal e Espanha. Essa expansão visava a terra das especiarias, as Índias, na tentativa de atender a ampliação do mercado atingido pelas greves, a peste e a fome, que deflagaram uma crise enorme na Europa. Outro ponto de estímulo para esse cenário, era estabelecer um fim para o monopólio do comércio italiano no Oriente.


A busca de um novo caminho para as Índias, que resultou na chegada de Cristóvão Colombo às Américas, devia-se também ao elevado preço das especiarias imposto pelos turcos, que desde 1453, dominavam Constantinopla.
Para aproximar o assunto dos estudantes (8ª séries do Ensino Fundamental), além do estudo teórico dessa parte da História, assistimos ao filme "1492, a conquista do Paraíso", de Ridley Scott.
Com uma trama marcada por motins, o cotidiano desgastante e a incerteza quanto ao prosseguimento da expedição e seu rumo, o filme mostra o espírito de vanguarda de Colombo. Suas negociações com a coroa espanhola, através dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela, que providenciaram a frota para sua viagem (Santa Maria, Pinta e Nina), partindo do porte de Palos em agosto de 1492 e chegando a El Salvador em 12 de outubro do mesmo ano, e a tentativa de Colombo em estabelecer colônias na América (veja mais sobre o filme).
Após a exibição do filme, debatemos seus objetivos e a relevância das ações de Colombo para a estruturação de uma nova era.



Prof. Miriam Correa leciona História na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza