<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

12 de março de 2007

 

A parte de cada um - Geografia

Olá, pessoal.
Nunca se falou e escreveu tanto sobre os problemas ambientais como hoje. E como é um assunto que, direta ou indiretamente, atinge a todos nós, resolvi iniciar essa série de trabalhos no blog falando sobre o tema.
Em Geografia estudamos que espaço geográfico é o espaço transformado pelo homem. Cabe, portanto, a essa disciplina, explicar essas alterações e suas conseqüências. As alterações ambientais no planeta vêm de muito longe e os seus efeitos irão durar por muitos anos, pois muitos dos danos que nós provocamos são irreversíveis.


Furacões cada vez mais fortes e constantes, secas em algumas áreas, enchentes em outras que nunca ocorreram até então, são indícios que o clima no planeta está sofrendo mudanças.
Os desmatamentos, queimadas, lixo, queima de combustíveis fósseis são algumas das ações provocadas pelo homem, diariamente, que afetam o ambiente global.
Será que isso tem solução?
Dá para fazer algo?
É claro que sim. Mas não devemos esperar que os outros façam por nós.
Atitudes simples no nosso dia a dia, podem e fazem uma grande diferença quando somadas aos esforços de todos.
Economize água, produza menos lixo, recicle os materiais, desligue os aparelhos que ficam em “stand by”, deixe terra à vista em seu terreno, plante árvores, etc.
Se o planeta está vivendo o problema do aquecimento global, podemos intervir plantando uma árvore em nossa casa e exigindo das autoridades locais o plantio nas ruas e praças, por exemplo.
O tema ambiental não será uma moda passageira, pois seus efeitos irão durar por décadas.
Dos nossos alunos será cobrado o conhecimento necessário para a análise e soluções desses problemas nas provas regulares e nos vestibulares, assim como, nas diversas profissões que escolherem, as cobranças irão fazer parte constante de suas agendas.
Nas demais semanas espero voltar ao assunto com trabalhos dos alunos e, se possível, com relatos de mudança comportamental das pessoas no dia a dia.
Pra encerrar, uma velha história do beija-flor e o incêndio na floresta.
"Um grande incêndio iniciou-se na floresta e todos os animais puseram-se a correr assustados. Foi quando em meio à confusão geral o elefante viu o pequeno beija-flor voando em direção ao fogo e soltando uma gota d’agua.
O elefante disse: - não vê que isso é inútil, que você nunca irá conseguir apagar o fogo?
Respondeu o beija-flor: - sei disso, mas estou fazendo a minha parte".



Façamos a nossa.



Prof. Luiz Cláudio Surian, leciona Geografia na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza