<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

25 de abril de 2007

 

Jornal e Produção de Texto - Português

A folha em branco, o tempo passando.
As unhas roídas, o tema dado e nenhuma idéia.
Muitas pessoas já passaram por situação semelhante, em que não sabiam absolutamente por onde começar a escrever sobre determinado assunto.
Não há mágicas ou fórmulas práticas para aprender a escrever. Na verdade, é um trabalho que depende exclusivamente do empenho do interessado em aprender.



Para tanto, algumas dicas práticas podem ser dadas para auxiliar, mas nada substitui a necessidade de escrever sempre, já que o ato da escrita deve se tornar algo natural, a fim de afastar o famoso “ai, deu branco”.
"Estudar com o jornal é como viajar pelo mundo." - Amanda C. Shimaru, 17 anos - 2D.
Além disso, a leitura e a atualização de informações colaboram muito na qualidade do texto. Sendo assim, através da leitura chega-se a um texto que será repleto de escolhas (idéias, palavras, estruturas frasais, organização...), onde partindo de um mesmo assunto, muitas pessoas podem chegar a um bom resultado apresentando diferentes pontos de vista.
"Na minha opinião, o uso do jornal na sala de aula é ótimo para o aluno, porque além de nos ligarmos no que acontece no mundo, podemos relacionar o assunto com as matérias." - Maicon de S. Neves, 18 anos - 2D.


Freqüentemente, com o objetivo de incentivar a leitura e ao mesmo tempo oferecer instrumentos diferentes de pesquisa e acesso às atualidades para os alunos, utilizo o jornal da Sala de Aula.
As aulas, desenvolvidas nessa prática, tornam-se mais ricas em debates e com textos bem mais completos e reflexivos.
"Eu acho muito importante trabalhar com jornal (...). Além de expressarmos nossas idéias, ficamos interligados com o mundo." - Luana C. Moreyra, 16 anos - 2D.



Prof. Patrícia Barbosa leciona Português na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza