<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

30 de maio de 2007

 

Desnacionalização da Língua - Português

Durante as aulas, desenvolvi com os alunos da 7ªA, o tema “A DESNACIONALIZAÇÃO LINGÜÍSTICA”, que propôs analisar se há um excesso de estrangeirismo na língua portuguesa, e se isso a descaracteriza.
Para analisar esse tema foi apresentado aos alunos o texto do professor Sérgio Nogueira Duarte, cujo tema é “Nada de radicalismos”, onde ele comenta, que algumas das conseqüências do estrangeirismo em nossa língua são: a globalização, o imperialismo econômico e o desenvolvimento tecnológico americano. Além da paixão brasileira por “coisas estrangeiras”, que de certa forma cria um suposto status.
Argumenta também que é contra os modismos, palavras que adquirimos em inglês sem a menor necessidade e cita alguns exemplos que já incorporamos no nosso vocabulário como: start (começar), delivery (entrega), beach soccer (futebol de areia), paper (documento), print (imprimir), self-service (auto-serviço), entre outras.
Mas apóia o uso de expressões que não dispomos em português, pois torna a língua mais enriquecida.
Após a leitura desse texto, foi feito um debate com os alunos para analisar esses exageros do Inglês em nossa fala e saber se isso acarreta a desfiguração da língua, dificuldade de entendimento pelas pessoas, principalmente em lugares públicos, provocando constrangimentos ou se, essa incorporação em nosso vocabulário, realmente o torna mais enriquecido.
Os alunos da 7ªA deram suas opiniões:
"Se temos uma língua, devemos dar mais valor a ela. Aliás, quase ninguém sabe falar inglês". "Conhecer outras línguas é muito legal, a gente acha chique. Mas nós também achamos que isso tem que ter limites, pois estamos no Brasil e nosso idioma é o português". "Se saírmos do país, temos que aprender outras línguas. E outra, com o conhecimento do inglês podemos ler e traduzir palavras em lugares públicos que as usam. E se soubermos mais línguas, teremos mais conhecimentos e uma boa oportunidade no mercado de trabalho". "Têm palavras que entendemos e algumas não. E também há muitas palavras no nosso vocabulário que não conhecemos e ao invés de entender nossa língua, vamos atrás de outra". "Sou a favor e contra. A favor pelo fato que já faz parte de nossa vida e precisamos aprender outras línguas; e sou contra porque a língua estrangeira invadiu nosso português". "Tudo tem seu lado bom e ruim. O lado bom é que aprendemos uma nova cultura e o lado ruim, é que ninguém coloca a sua criatividade para funcionar". "Na minha opinião, há sim um excesso de estrangeirismo. Eu não sou contra, mas só acho que poderia ter um pouco menos". "A língua estrangeira é muito interessante e rica. E tendo conhecimento da língua estrangeira é mais fácil conseguir um posto melhor no mercado de trabalho. E também quando viajarmos para outros países, vai ser fundamental ter o conhecimento de outras línguas para nos comunicarmos".



Prof. Jussara Cerochi leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza