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22 de maio de 2007

 

Leitura e Conhecimento, uma exigência social - Sociologia

* procedimentos de como estudar e lidar com os textos

Sem dúvida, o mundo vive uma mudança de paradigma, no contexto atual do mundo globalizado; que a cada dia exige maior amplitude de conhecimento com o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação – sociedade do conhecimento.
Com o conhecimento aumentamos nossa liberdade, construída quando se tem uma noção de quais são os caminhos de aprendizagem a seguir para alcançar nossos objetivos.
Aprender é o que justifica e explica a nossa condição humana – o estudo é uma forma de afirmar e reafirmar essa nossa condição. O conhecimento possui uma finalidade pragmática porque permite ações adequadas para a satisfação das necessidades humanas e para estabelecer formas de compreensão do mundo em que vivemos.
Quanto mais se entra no universo do conhecimento, do saber – através da leitura contínua e com regularidade – ficamos mais inquietos, críticos, contestadores, insatisfeitos com as injustiças sociais das sociedades assimétricas do nosso tempo e menos presa da ideologia dominante, tornando-nos sujeitos conscientes, capazes de modificar ou aperfeiçoar a sociedade onde se vive.
A escola, no seu papel social, vem trabalhando, se adequando, repensando as suas formas de ensinar para melhorar a qualidade do ensino e cumprir, de fato, a sua função.O professor pode e deve atuar como orientador, conhecendo o mundo dos jovens, criando e mantendo vínculo com os alunos, uma relação entre sujeitos, para reverter o quadro da desmotivação.
Os pais, por sua vez, também devem estar inclusos no processo de aprendizagem dos filhos, como colaboradores e incentivadores – hoje, diferente do passado, o maior legado que os pais podem deixar aos filhos é uma boa formação geral, com uma educação permanente.
Entretanto, a maior motivação para aprender deve partir do próprio aluno, se colocando na posição de sujeito da ação, participando ativamente na construção do seu estudo, visando o horizonte da vida e maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
É importante no processo de aprendizagem que os alunos aprendam a buscar as fontes adequadas para a leitura . Com a disponibilidade de muitas fontes (bibliotecas com bom acervo, jornais, revistas, internet), impõem-se uma seleção e alguns procedimentos no trato com o texto.
Abaixo, algumas indicações de como estudar e lidar com o texto:
· elabore um plano de estudo, determinando de antemão os objetivos da leitura;
· uma leitura vantajosa e com resultados satisfatórios deve ser feita com atenção, buscando o entendimento, a assimilação e a apreensão dos conteúdos básicos do texto;
· proceder a leitura à obtenção de informações tanto básicas quanto específicas, variando a maneira de ler, segundo os propósitos em vista: objetivo determinado, com unidade de pensamento e avaliando o que se lê;
· busque o conhecimento de todas as palavras (utilizando dicionários e glossários); interrompendo a leitura se perceber que as informações não estão sendo compreendidas e discutir com professores, colegas e pais, que já conheçam o assunto estudado;
· a técnica principal de uma boa leitura consiste em questionar constantemente o texto, procurando as respostas nele, em conhecimentos e experiências prévias ou em outras fontes. A reflexão sobre o que se lê, observando todos os ângulos, tentando descobrir novos pontos de vista, novas perspectivas e relações é fundamental para esclarecer, aperfeiçoar e aprofundar o conhecimento;
· ter espírito crítico para aprender julgar, comparar, aprovar, discordar as diferentes colocações e pontos de vista de uma obra ou texto, aprender a emitir juízo de valor percebendo no texto o bom e o mau argumento, o verdadeiro e o falso, o fraco e o forte, o medíocre e o relevante;
· refletir implica em se imaginar novas situações, novas maneiras de resolver os problemas sugeridos ou dar tratamento diferenciado sobre algo estudado;
· associar as idéias do autor e do leitor, a capacidade de reprodução do que foi lido, a capacidade crítica e de síntese das idéias expostas - resumo dos aspectos essenciais - sem perder a seqüência lógica do pensar; também fazem parte do mecanismo da leitura;
· situe a linha de pensamento do livro/texto, com outros autores de formação afim;
· aprender a dividir o tema em partes é uma forma de analisar um texto/livro, determinando as relações existentes entre as partes e buscando o entendimento de sua organização e por que foi organizado daquela forma.


Agora é com vocês! A realidade não se dá a conhecer diretamente ao sujeito, sem esforço do próprio sujeito. Procure dar o devido valor à leitura, como fonte de cultura e conhecimento da essência da realidade, tornando o hábito da leitura parte do seu cotidiano.



Prof. Cidinha Camargo leciona Sociologia na Escola Dinah.





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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza