<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

24 de maio de 2007

 

Navegações e Descobertas - História

Ao discutirmos as navegações, os estudantes do 2º Ano B do Ensino Médio, demonstraram bastante interesse sobre o assunto.
Com o objetivo de dar continuidade ao trabalho iniciado na sala de aula, e também, incentivar os alunos para a pesquisa, lancei a proposta de que apresentassem algo sobre as navegações e seus resultados, ignorando, no entanto, as realizadas pelos portugueses e espanhóis.
Os trabalhos apresentados foram muito interessantes, e selecionei o texto abaixo para publicação no blog, desenvolvido pelo aluno Antonio Carlos Mometi.


Durante sua aula de História, João viaja no tempo enquanto sua professora explica os motivos das grandes navegações, que resultaram no “descobrimento do Brasil”. Num determinado momento da explicação João levanta e pede para a professora repetir quem havia descoberto o Brasil.
Sua professora responde:
- Ora João, foi Pedro Álvares Cabral, um grande navegador português.
João, embuçado com a resposta da professora, responde:
- Mas será mesmo que foram os portugueses os primeiros estrangeiros a chegar ao Brasil?
Surpresa com a pergunta de João, a professora imediatamente lhe lança um desafio, propor quem seriam os primeiros a pisar em solo brasileiro (com exceção dos nativos).
Este desafio não seria tão difícil se desconsiderássemos os portugueses como descobridores do Brasil.
No ano 2001, numa loja de antiguidade em Xangai, China, um advogado chamado Liu Gang avista um mapa cuja data é de 1763, mas logo abaixo se lê: “O cartógrafo Mo Yi Tong copiou este mapa a partir de um original de 1418”. Este mapa lança uma peça do atual quebra-cabeça que agita o mundo da História. Seriam os chineses os primeiros a chegar ao Brasil? Pois, neste mapa o continente americano já estava visivelmente identificado.
A história tradicional defende a idéia de que os portugueses foram os primeiros a chegar em terras brasileiras, porém, teorias recentes provam que não foram os portugueses que descobriram o Brasil, mas sim os que o colonizaram.


Voltando ao mapa desenhado pelo cartógrafo chinês, temos a proposição de que os chineses também se lançaram ao mar, e foram explorar um novo Mundo, reforçando a idéia de que no início do século XV recebemos sua visita. Por volta de 1400, Zheng di, imperador Ming, construiu uma frota de 300 ba chuan (navios de tesouro), embarcações com 150 metros de comprimento.
Segundo um historiador britânico Gavin Menzies, em 1421 sob o comando de Zheng he, um chinês de família mulçumana e eunuco (escravos castrados que serviam o imperador), navegou pela costa da África e deu meia volta nas proximidades da Tanzânia, um percurso de 16 mil quilômetros. Ainda em sua teoria, Gavin afirma que, Zhefg He seguiu pelo Cabo das Tormentas, 60 anos de Bartolomeu Dias fazer o mesmo, mas no sentido contrário.


Esta é uma suposta teoria de que os portugueses não foram os primeiros a pisar em solo brasileiro, já que os Orientais teriam vindo antes.
Essa seria uma idéia muito boa para João responder ao desafio proposto por sua professora, pois o fato de que o Brasil foi uma colônia portuguesa não significa que só os portugueses tinham conhecimento deste território, lembrando que o Brasil só se tornou colônia de Portugal graças ao Tratado de Tordesilhas.

(Fonte de pesquisa do aluno: Revista Superinteressante, nov 2006).



Prof. Marilda da Costa leciona História na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza