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18 de maio de 2007

 

Projeto Lazer - Educação Física

Os alunos das 8a C, D, E e 1o Ano C do Ensino Médio desenvolveram, nos meses de março e abril, o Projeto Lazer, envolvendo práticas e/ou ações de lazer da população brotense.
Tal projeto objetivou identificar os locais e as práticas e/ou ações de lazer da população de Brotas, bem como refletir sobre os dados encontrados (possibilidades/impossibilidades de/para o lazer; responsabilidades na oferta do lazer; lazer atividade e lazer contemplação) e vivenciar algumas práticas e/ou ações de lazer.
Em uma primeira etapa, os estudantes realizaram pesquisas com moradores da cidade e se reuniram em grupos para divulgação e organização dos dados obtidos. Após, elaboraram um trabalho por série, agrupando os dados obtidos pelos grupos.



No total, foram pesquisadas 340 pessoas, a maior parte destas com faixa etária entre 13 e 16 anos.
Os locais de lazer mais indicados foram: a própria casa, praças, Parque dos Saltos e clube.
As ações/atividades mais indicadas foram: passear/caminhar, nadar e jogar futebol.



Na segunda etapa do projeto, de posse dos dados acima, os estudantes foram levados para os locais, dentro do possível, com maior número de indicações, para vivenciarem as práticas/ações, também dentro do possível, com o maior número de indicações.
Durante a ocorrência do projeto, incluindo as vivências, discussões foram propostas a fim de gerar reflexões conjuntas a respeito da temática.
Algumas reflexões: "os locais de lazer estão concentrados na área central da cidade"; "os bairros também deveriam ter locais para o lazer"; "os locais de lazer dos bairros poderiam ser conservados melhor, assim como os do centro da cidade"; "os locais do centro da cidade são mais importantes porque são os que os turistas vêem"; "sentar na praça também é lazer, não precisa fazer algo físico".
Ao final do projeto, relatórios foram compostos pelos estudantes a fim de avaliá-lo.



O projeto, na avaliação dos discentes: "ficamos sabendo quais eram os principais lugares que algumas pessoas gostam de passar o tempo"; "trabalhamos juntos, aprendemos a nos organizar e nos divertimos muito"; "inovou bastante, tirando as aulas da mesma rotina de sempre, adorei"; "tivemos aula, mas também nos divertimos"; "foi legal trabalhar o projeto lazer, entrevistar as pessoas"; "o bom do projeto lazer foi sair da escola"; "os pontos positivos foram os passeios, debates e pesquisas sobre lazer"; "saber valorizar o que é nosso, como por exemplo, passar a ser e a ver as coisas não apenas como hoje o jovem vê, mas passar a freqüentar como lazer"; "nós fomos incentivados a sairmos mais e conhecer alguns lugares de lazer que podemos estar freqüentando"; "foi ruim porque foram poucos lugares e muito pouco tempo".



IMPORTANTE: O direito ao lazer é constitucional, e o seu não cumprimento fere o Artigo 6o, Título II, Capítulo II, da Constituição de 1988, que afirma ser o lazer um direito social de todo cidadão. (link)



Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah.




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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza