<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

8 de maio de 2007

 

Síndrome de Burnout - Inglês

No exercício profissional da atividade docente encontram-se presentes diversos estressores psicossociais, que, se persistentes, podem levar à Síndrome de Burnout, um tipo de estresse de caráter persistente vinculado a situações de trabalho, resultante da constante e repetitiva pressão emocional associada com intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.
A severidade de burnout entre os profissionais de ensino já é, atualmente, superior à dos profissionais de saúde, o que coloca o Magistério como uma das profissões de alto risco.
O professor se depara com a necessidade de desempenhar vários papéis, muitas vezes contraditórios, que lhe exigem manter o equilíbrio em várias situações.
Exige-se que seja companheiro e amigo do aluno, lhe proporcione apoio para o seu desenvolvimento pessoal, mas ao final do curso adote um papel de julgamento, contrário ao anterior.
Deve estimular a autonomia do aluno, mas ao mesmo tempo pede que se acomode às regras do grupo e da instituição.
Algumas vezes é proposto que o professor atenda aos seus alunos individualmente e em outras ele tem que lidar com as políticas educacionais para as quais as necessidades sociais o direcionam, tornando professor e alunos submissos, a serviço das necessidades políticas e econômicas do momento.
Talvez a mais significativa modificação ocorrida no papel do professor esteja relacionada ao que denomina-se "avanço contínuo do saber". Não se trata somente da necessidade de atualização contínua, mas sim da renúncia a conteúdos e a um saber que vinha sendo de seu domínio durante anos. Os professores devem incorporar conteúdos que nem sequer eram mencionados quando começaram a exercer esta profissão.
O processo do burnout é individual, sua evolução pode levar anos e até mesmo décadas. Seu surgimento é paulatino, cumulativo, com incremento progressivo em severidade, não sendo percebido pelo indivíduo, que geralmente se recusa a acreditar estar acontecendo algo de errado com ele.
Nas várias definições do burnout, embora com algumas questões divergentes, todas encontram no mínimo cinco elementos comuns:

existe a predominância de sintomas relacionados à exaustão mental e emocional, fadiga e depressão;

a ênfase nos sintomas comportamentais e mentais e não nos sintomas físicos;

os sintomas do burnout são relacionados ao trabalho;

os sintomas manifestam-se em pessoas "normais" que não sofriam de distúrbios psicopatológicos antes do surgimento da síndrome;

a diminuição da efetividade e desempenho no trabalho ocorre por causa de atitudes e comportamentos negativos.



Prof. Tania Tedeschi leciona Inglês na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza