<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

23 de maio de 2007

 

Viagem Nestlé pela Literatura - Português

Olá pessoal!!!!
Vim registrar a participação de nossa Escola Dinah em mais um projeto: VIAGEM NESTLÉ PELA LITERATURA. (veja aqui)
Iniciativa da Fundação Nestlé Brasil, o projeto visa contribuir para o desenvolvimento de leitores que se apropriem dos livros não apenas por obrigação, mas como desafio prazeroso.
O projeto foi desenvolvido com os alunos das 8ª séries do Ensino Fundamental e com o Ensino Médio.
Duas obras de autores consagrados no universo literário brasileiro foram selecionadas para dar suporte ao trabalho:
O olho de vidro do meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiros (autor ganhador do Prêmio Nestlé 2005) e 23 Histórias de um viajante, de Marina Colassanti (obra que estabelece um diálogo com As mil e uma noites, que além proporcionar aos alunos o acesso ao mítico e ao maravilhoso, estimula a reflexão sobre dilemas da existência humana, como por exemplo o tempo, a vida e a morte).
Além da leitura dos livros acima citados, nove oficinas foram realizadas durante o desenvolvimento do projeto até chegarmos à produção final.
Dentre as atividades, podemos citar a roda de historias, com relatos dos alunos sobre acontecimentos marcantes em suas vidas, leitura e interpretação de poemas, músicas, apresentação de peça teatral, momentos de reflexão sobre a vida na escola, a convivência com os amigos e o relacionamento familiar, trabalho em grupo, confecção de cartazes, reconto de contos maravilhosos (dentre eles Rapunzel, João e Maria, etc), jogos lúdicos, leitura de imagens, gincana e, para finalizar, uma produção textual.
As produções dos alunos surpreenderam pela criatividade, sendo muito originais ao abordar o maravilhoso em suas histórias, ficando claramente notável o envolvimento e seriedade que tiveram durante a realização das oficinas.



Contar histórias é algo inato ao ser humano e incentivar a leitura para produção de histórias mais significativas e criativas, aprimorar a escrita e a capacidade de sonhar e acreditar no sonho, é o que fazem os educadores de nossa Escola.



Histórias não garantem a felicidade nem o sucesso na vida, mas ajudam. Elas são como exemplos, metáforas que ilustram diferentes modos de pensar e ver a realidade e, quanto mais variadas e extraordinárias forem as situações que elas contam, mais se ampliará a gama de abordagens possíveis para os problemas que nos afligem” (Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso)



Prof. Juliana Gastaldi leciona Português na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza