<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

6 de junho de 2007

 

Canção do Exílio - Português

No estudo das escolas literárias do século XIX, os alunos do 2º Ano E do Ensino Médio, se depararam com um poema que lhes chamou a atenção, principalmente pelo destacado NACIONALISMO, uma das principais características do Romantismo.
O poema que atraiu os estudantes, escolhido por estarmos na Semana do Meio Ambiente, foi "A Canção do Exílio" (baixe em PDF aqui) de Gonçalves Dias, também conhecido como o Poeta do Brasil.


A Canção do Exílio é uma das obras mais parodiadas da história da Língua Portuguesa, e numa experiência muito gratificante, os alunos puderam demonstrar sua criatividade e bom humor produzindo textos inspirados nesta grande jóia da Literatura Brasileira.
Dentre os inúmeros trabalhos, selecionei a criação das alunas Ariane Aparecida Ribeiro do Prado e Deivilani Claúdia Ferreira de Lima.



Canção do Atormentado

Na minha casa têm umas pessoas.
Que adoram atormentar.
Mas minha paciência é grande,
Eu sei que vou aguentar.

Certo dia quebrei tudo
Que havia naquele lugar
Titia, muito estressada,
correu para o papai ligar.

O papai, muito nervoso
Me botou pra trabalhar
- Vai pagar todas as coisas
que você quebrou por lá.

Trabalhei por mais de um mês
Até que um dia eu paguei.
Na próxima vez pensarei,
e nada mais quebrarei.

Minha professora querida,
Não comece a brigar.
Pois na verdade nós queríamos,
com isso, apenas Zoar!!!



Prof. Alciléia Minatel leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza