<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

4 de junho de 2007

 

Meio Ambiente e Gincana - Geografia


Nessa semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, e nossa escola participou de uma Gincana para marcar essa data.
A disputa com outras escolas é muito importante para a motivação dos alunos e para o sucesso da gincana.


Ganhar é muito legal, mas em se tratando de um evento para alertarmos sobre os perigos que sofremos com a destruição do meio ambiente, o vencer é o de menos.


Escrevo sobre a Gincana antes mesmo de saber o resultado final, mas seja qual for, espero que os participantes tenham, ao seu término, aprendido que com o meio ambiente não se brinca, e muito menos podemos estar voltados somente para o ganho.


A mentalidade do lucro a qualquer preço, do levar vantagem a qualquer custo, é que está transformando nosso planeta em um local praticamente inabitável.
Que o resultado da competição nos leve a pensar que o espírito é o de união em vista de um ideal, e que o ideal a ser atingido no meio ambiente é o de explorá-lo sem prejudicar as gerações futuras.


Mais do que ensinarmos as próximas gerações a ganhar, devemos ensiná-las que os caminhos até a vitória passam por valores morais, e que a luta pelo meio ambiente deve ser feita seguindo as regras da exploração racional e sustentável.


Que os alunos e professores que participaram dessa Gincana, possam ter saído com o espírito renovado e que acima de tudo, tenham aprendido que, quem deve sempre sair ganhando é o meio ambiente, pois o meio ambiente não é uma coisa distante, como uma floresta, um rio, o mar...



... o meio ambiente somos nós.



Prof. Luiz Cláudio Surian leciona Geografia na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza