<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

18 de junho de 2007

 

Vida em Grupo - Sociologia

Chamamos de grupo social a um conjunto de indivíduos que são capazes de ação conjunta, com interatividade contínua, levando em consideração a existência dos demais componentes do grupo; com vistas a um objetivo comum.
Somos seres grupais – a vida em grupo é uma exigência da natureza humana – sendo neles que nos socializamos, nos humanizamos, podendo se verificar um elevado grau de intimidade e coesão entre seus membros, referências, engajamento moral e uma garantia de continuidade.
Durante nossa existência interagimos em diversos grupos, divididos em “nossos grupos” e “grupos externos”, dos quais mantemos interdependência, por não sermos auto-suficientes.
Em nosso primeiro grupo social – o familial e universal – recebemos e construímos a base para estabelecer uma vida social sólida, com a educação assistemática. Na sequência, o grupo educativo vai atuar de maneira significativa na introjeção de novos valores sociais, com novas “visões do mundo”, para redimensionar e aprimorar nosso aprendizado, comportamentos, opiniões, atitudes e, viabilizar o encontro de procedências e experiências diferentes.
Nos grupos sociais, aos quais vamos nos integrando, é onde nos desfazemos de laços e nós, onde adquirimos conhecimento e trocamos experiências vividas, desenvolvemos nossas potencialidades e habilidades, estilos e características.
Descobrimos que pode ser nosso porto-seguro, nosso norte, acalanto, nossa segurança, e onde encontramos o apoio, o incentivo, o reconhecimento. Nos possibilita impulsionar e ser impulsionado, limitar e ser limitado, encorajar e ser encorajado e; cooperar para a mesma direção, um ao lado do outro, revezando em tarefas difíceis, para atingir – de forma mais rápida e fácil – os objetivos comuns.
Impossível viver sem eles, ninguém escapa dessa prática tão positiva e agradável de ser vivenciada!
Selecionei as produções dos alunos Mariana (3ºA), Franciele (3ºB) e Felipe (3ºC) para todos conhecerem. Clique aqui para ver.



Prof. Cidinha Camargo leciona Sociologia na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza