<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

10 de julho de 2007

 

UFSCar 2007 - Projeto Vestibular


Com os objetivos de aproximar os estudantes do Ensino Médio da universidade, desmitificando-a; apresentar sua estrutura, o funcionamento, os cursos e incentivar os alunos a intentarem o acesso à Universidade Pública, os professores Paulo Souza e Fábio Mizuno, com a participação do professor Luiz Cláudio e colaboração da diretoria do G.E.C.M., promoveram no dia 29 de maio, uma visita ao evento Universidade Aberta da Universidade Federal de São Carlos.


Etapa do Projeto Vestibular, durante a visita, os alunos participaram de oficinas, palestras, conversaram com universitários e estudantes de outras escolas, puderam tirar dúvidas com professores palestrantes sobre os cursos e o processo seletivo, além de conhecer o espaço universitário e muitas atividades especialmente montadas para o evento, percorrendo o campus.


Encontros posteriores ao evento, em sala de aula, promoveram discussões sobre a visita, apresentando aos colegas que não puderam participar da viagem, os pontos mais significativos da vivência adquirida. Também foram momentos de esclarecimento de dúvidas e/ou curiosidades dos discentes.
Avaliado pelos estudantes como uma ação positiva para suas decisões futuras, os alunos e alunas registram algumas opiniões:


Uma coisa muito interessante também, é que depois que eu assisti o teatro ‘O Castelo Bem Assombrado’ que foi apresentado pelo grupo de teatro da turma que cursa Química na UFSCar, eu pude perceber que Química não é um bicho de sete cabeças (...)” – G.M.
Os alunos que estavam nos estandes, tinham uma empolgação, que me deu muita vontade de estar ali no lugar deles no próximo ano, motivando também os alunos do Ensino Médio.” - A.S.M.
“Viagens como essa são um ótimo investimento, pois além do passeio, estamos também achando nossa identidade, conhecendo opções para nossa vida” – A.M.B.
(...) projetos como esse transportam os alunos para um mundo possível, onde se tem outra visão da universidade, despertando a preocupação em estudar mais e ajudando a idealizar uma futura vida universitária”. – D.N.G.

fotos: Fernando Teixeira



Outra etapa desse projeto acontecerá em setembro, com a visita ao UPA 2007.




O Vestibular é um projeto permanente na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza