<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

10 de setembro de 2007

 

Conjectura antiga - Matemática

O matemático russo Grigory Perelman resolveu a conjectura de Poincaré, um problema colocado em 1904 e que, desde então, permanecia por resolver.
Pela sua descoberta da solução, Perelman foi agraciado com a Medalha Fields, considerada o Prêmio Nobel da Matemática, no Congresso Internacional de Matemática que decorreu no Palácio Municipal de Congressos de Madrid, de 22 a 30 de Agosto de 2006. Além de Perelman, foram também vencedores das medalhas Fields os matemáticos Andrei Okounkov (U. Princeton), Terence Tao (U.C. Los Angeles) e Wendelin Werner (U. Paris-Sud e École Norm. Sup.).
A atribuição do prêmio decorreu na cerimônia de abertura do Congresso, presidida pelo rei Juan Carlos. Apenas Grigory Perelman, que não compareceu no evento, recusou a Medalha Fields (fato único na história deste prêmio.
Perelman, que vive em um pequeno apartamento em São Petersburgo com a mãe, não quis comentar a recusa. O matemático russo recusou anteriormente outros prêmios e ofertas para lecionar em universidades como Princeton e Stanford, nos Estados Unidos. Ele também não aceitou US$ 1 milhão oferecido pelo Instituto de Matemática Clay a quem resolvesse a conjectura de Poincaré.
A conjectura de Poincaré é fundamental na topologia, também chamada "geometria sem pormenores", o ramo da Matemática que lida com as formas.
Assim, em topologia dois objetos são considerados idênticos se puderem ser transformados um no outro sem dobrar ou rasgar, como se fossem feitos com uma massa elástica.

Medalha Fields

No Congresso Internacional de Matemáticos em Toronto no ano de 1924 foi decidido que, a cada Congresso, seriam premiados com medalhas de ouro dois matemáticos que tivessem menos de quarenta anos e que tivessem conseguido extraordinários avanços em Matemática.
O Professor John C. Fields, um matemático canadense, que era secretário do congresso, doou verba para que o prêmio fosse instituído, bem como atraiu doações em quantidade suficiente para que um fundo fosse criado para tal fim.
Os dois primeiros matemáticos a receberem o prêmio foram L. V. Ahlfors e J. Douglas no congresso que ocorreu em Oslo no ano de 1936.
Atualmente, junto com a medalha, cada ganhador recebe a quantia de 15.000 dólares americanos.
Em 1966, dado o avanço cada vez maior das descobertas em Matemática, foi decidido que o número de ganhadores poderia chegar a quatro.
A denominação Medalha Fields é o nome extra-oficial para "Medalha Internacional por Excepcional descoberta em Matemática".



Prof. Robson Oliveira leciona Matemática na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza