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17 de setembro de 2007

 

Cultura - Sociologia

As aulas de Sociologia do mês de agosto foram dedicadas ao tema Cultura, com o objetivo de conhecer, respeitar e valorizar as diversidades culturais existentes.
As atividades desenvolvidas foram bastante diversificadas, envolvendo palestra, apresentações sobre traços culturais, pesquisa e produção de artigo de opinião, sobre etnocentrismo.
As produções desenvolvidas foram:

3ºA – Elaboração de painéis e exposição para socialização à classe:

Islamismo – turma do Teixeira
Esquimós – turma do João Paulo
Costume: tribos africanas – turma da Amanda
Ianomâmis – turma da Nayara
Povos indígenas – turma do Zilmar


3ºB – Relatório sobre apresentação da Srta. Nobuco (traços da cultura japonesa)

Aluno: Ricardo Godoy Atanazio
A Srta. Nobuco iniciou sua apresentação vestindo o traje feminino japonês, utilizado no mês de agosto, para dança em homenagem aos ancestrais mortos: a yukata (tipo de roupão), o obi (faixa) e o guetá (chinelo de madeira). Na seqüência mostrou os origamis com simbologia como: o barco do tesouro que traz amor, paz, saúde, felicidade, harmonia e compreensão e leva mágoa, tristeza, doença, ódio, rancor, ingratidão e egoísmo; o tsuru, mensageiro de Deus que leva às pessoas a felicidade e a paz; a tartaruga, que vive mil anos, desejando uma vida longa e o tsuru com leque aberto, significando expansão em tudo.
Confeccionamos também o tsuru (o pássaro da paz) e aprendemos com esses conhecimentos a valorizar a cultura milenar japonesa e o mais importante na sua filosofia “nunca desistir de nada, sempre levantar a cabeça, pois isso pode nos ajudar a ir em frente, num futuro que nos espera”.
Todos nós gostamos e foi um envolvimento total.

3º C – Etnocentrismo culturalartigo de opinião

Aluno: Rafael dos Santos Oliveira
Em um mundo com bilhões de pessoas e uma diversidade cultural imensa, existem aqueles que querem padronizar os valores em que sua sociedade ou grupo se baseia, simplesmente por acharem seus valores superiores aos demais.
Isso é a atitude etnocêntrica.

É inadmissível o desrespeito para com a cultura de qualquer sociedade ou grupo, numa era em que a diversidade reina soberana em todas as partes do mundo.
Deveríamos globalizar o respeito e o amor ao próximo, reconhecendo e reverenciando, pois contribuem para a educação do mundo em que vivemos hoje e não destruí-los.

Convivemos em interdependência, utilizamos vários itens produzidos por diversas sociedades, respiramos os mesmos elementos – por que não respeitar nossos “irmãos”? - se lutamos todos por um mundo melhor!
Talvez, se a atitude etnocêntrica não existisse, a desigualdade social também não existiria.
Algumas sociedades no intuito de se desenvolver, exterminaram ou alteraram a cultura de alguns povos, fazendo com que esses perdessem sua identidade cultural e, foram mais além, impuseram novos conceitos culturais que só serviram para aumentar a desigualdade entre os povos.
Será que se o arco-íris fosse somente azul, ele seria tão belo?

3º D – Relatório do filme "Uma estranha entre nós".

Aluna: Débora C. Vieira da Silva
Visando mostrar as diferenças de valores culturais, o filme conta uma história policial, com suspense; que acontece em uma colônia judaica, dentro dos EUA.
Foi possível compreender traços dessa cultura e entender que devemos respeitar todos os povos, por que as diferenças existem e, devem ser compreendidas e preservadas.




Prof. Cidinha Camargo leciona Sociologia na Escola Dinah.





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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza