<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

4 de setembro de 2007

 

Folklore - Inglês

Folclore, de acordo com o Dicionário Aurélio, é o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções.
Mas a palavra vem do inglês: folk = povo, nação, raça; e lore = ato de ensinar, instrução, conexo com o verbo to learn.
O dia do folclore é 22 de agosto porque nesta data o inglês William John Thoms, estudioso do assunto, assinou um artigo com o pseudônimo Ambrose Merton na revista The Athenaeum, definindo folclore. “O que nós na Inglaterra designamos como antigüidades populares ou literatura popular deveria ser mais adequadamente descrito, num bom composto saxão, como folklore.”
Isso foi em 1846, mas a palavra só passou a ser mais usada mesmo em 1862.
Os contos e histórias tradicionais que ouvimos desde bem pequenos fazem parte do folclore de muitos países. Os irmãos Jakob e Wilhelm Grimm, por exemplo, com seus contos tornaram públicos os sentimentos populares e as tradições alemãs. Suas histórias mais famosas são: Chapeuzinho Vermelho, O Rei Sapo, Gata Borralheira e muitas mais.



Todos os povos têm suas tradições. Na Espanha, além das touradas, a população faz uma festa em que o touro sai às ruas atrás das pessoas. Os americanos se divertem no dia de Halloween, 31 de outubro, quando comemoram com danças, cantorias e doces o dia das bruxas.



No Brasil, festas populares como Bumba Meu Boi, Carnaval, Quadrilhas, e até mesmo o Frevo fazem parte do nosso folclore. Sem contar personagens famosos como a Iara, o Saci-Pererê, o Boitatá, a Mula-sem-cabeça, entre outros.
Aproveitando o mês de agosto, desenvolvi com os alunos das 6ªs séries A e B um projeto com essa temática.



Eles leram e traduziram o texto “American Folklore”; discutiram em grupo sobre a diversidade da manifestação em diversos países e, para finalizar o trabalho, pesquisaram sobre o folclore brasileiro e confeccionaram em duplas, personagens folclóricos de sucata.



Alguns alunos avaliaram a experiência: "eu achei muito interessante, porque tínhamos que montar o personagem que quiséssemos" - A.P.B. "Eu achei muito interessante, uma aula diferente de inglês, que falava sobre o folclore" - A.D.A. "Além de fazer os personagens, a gente também escreveu um texto sobre o folclore" - L.M.M.P. "Eu achei que foi uma atividade muito divertida e também aprendi sobre o folclore americano." - G.M.L. "(...) a classe aprendeu mais sobre o folclore e em inglês! Nós traduzimos um texto para o português e desenhamos também" - R.A. "O projeto foi muito legal porque nós aprendemos a reciclar coisas que iam para o lixo" - L.W.B. "(...) foi bom trabalhar com coisas do folclore e fazer pessoas e animais com coisas que a gente joga mas que dá para usar" - N.F.W. "Ficamos sabendo mais sobre as lendas, foi uma coisa criativa (...) e vimos que muita coisa pode ser reutilizada" - A.B.P. "Nós desenvolvemos a criatividade, usamos material reciclável, e se todos os trabalhos fossem feitos com esses materiais, diminuiria muito o lixo" - T.S.S. "Poderia ser ainda melhor se todos tivessem trazido sucata" - D.L.P.


Parabéns a todos!



Prof. Ana Cristina leciona Inglês na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza