<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

11 de setembro de 2007

 

UPA 2007 - relatório e opiniões


Nesta fase de nossas vidas, onde temos tantas dúvidas quanto ao caminho certo a seguir, mais uma visita a uma faculdade é uma experiência maravilhosa, conhecimentos adquiridos, a descoberta de coisas e lugares que daqui pra frente serão nossa realidade.
A UPA é um projeto importante para os jovens que precisam de estímulos, pois conhecem pessoas que podem transmitir tudo o que é preciso ouvir. A partir daí muitos passam a desenvolver uma vontade incrível e vêem como é a vida de um universitário. Nessa visita, muitos puderam decidir ou ao menos ter noção sobre os cursos”. - D.N.G. 3C.


Muita ansiedade na ida e mais ainda quando chegamos lá e nos deparamos com aquela imensidão, aquela mistura de gostos, jeitos, etnias, e tudo esperando para ser explorado por nós.
Pela primeira vez visitei a Unicamp e, sem pensar duas vezes, desejo voltar. Não imaginei que fosse tão bom. Pensei que nós íamos só ver palestras e cursos que não interessavam, mas foi diferente. Estávamos livres para ver o que quiser, e foi assim que me encantei com tudo”. - L.M. 2D.


Muitas coisas pra ver e fazer e tão pouco tempo, esse foi o pensamento da maioria, mas não tínhamos o que pensar, tínhamos que aproveitar aquele paraíso e absorver o máximo que pudéssemos.
Fica impossível conhecer todos os cursos em um só dia, além do local ser imenso, tem milhares de visitantes; isso porque a exposição dura apenas dois dias. Geologia, sinceramente, eu esperava mais, os universitários não nos deram muita atenção e as explicações eram óbvias e curtas. Eu estava interessada no curso, mas me desinteressei, pois pelo que vi, não é o que eu pensava...” - M.H.E. 2A.


A primeira visita foi nos estandes do Ginásio, ficamos maravilhados com tantas pessoas, tantos jovens ali com o mesmo objetivo. Depois de uma visita rápida, pegamos os nossos mapas e decidimos aonde iríamos. Como estávamos em seis pessoas e não queríamos nos separar, decidimos que iríamos agradar, na medida do possível, a todos.
Lá, recebemos um mapa sobre como andar na Unicamp. Usando esse mapa conseguimos andar para todo o lado, inclusive utilizando os ônibus para ir de um lado para o outro”. - G.M.L. 2A.


Nossa primeira parada foi no prédio de Enfermagem, pegamos o ônibus e lá, tivemos que esperar uns 20 minutos, afinal, tinha muitos visitantes e a palestra só podia ser passada para vinte pessoas. Assistimos a dois filmes rápidos sobre AIDS e o parto normal feito em casa com a ajuda de enfermeiras especializadas. Muito interessante mas, definitivamente, não era aquela profissão que eu iria escolher.
Conheci muitas coisas que sempre tive curiosidade em saber. Visitei vários cursos, mas a Faculdade de Ciências Médicas foi a que mais me chamou a atenção. Sempre quis estudar medicina e hoje eu tenho mais certeza ainda do que eu quero”. - A.C.G.N. 2A.
Depois que saímos da enfermagem voltamos ao ginásio e demos uma parada pro almoço. Logo em seguida fomos para o instituto de Artes, infelizmente a palestra que iria começar era muito longa e não tínhamos muito tempo, então demos uma olhada no prédio, vimos os desenhos feitos por alunos colados na parede, tiramos várias fotos e na parte de fora do prédio, as paredes eram decoradas com mosaicos de borboletas feitos de ladrilhos e cacos de vidro, era maravilhoso aquilo, infelizmente aquela sala estava fechada.



Foi legal ver e ouvir lá o que estamos estudando atualmente em Química aqui na escola. Em geral, essa visita à Unicamp me ajudou. Descobri que me interesso por Química e Biologia, mas lendo sobre o que tinha no Estudos da Linguagem, fiquei ainda mais interessada pelo assunto, pena que já estava fechado”. - L.A.C. 2A.


Depois disso fomos, a parte mais esperada por mim particularmente, ao prédio de Artes Cênicas. Aquilo me parecia um paraíso e percebi logo que chegamos. Fomos à sala do figurino e nos divertimos lá dentro experimentando chapéus, máscaras, gravatas e adereços, que delícia era aquilo tudo!
Todos os estudantes com quem conversamos se comunicam muito bem. O jeito deles de explicar nos incentivou bastante”. - A.C. 3D.
Quando conseguimos sair daquela sala fomos à sala ao lado onde tinham figurinos próprios para colocarmos, um cenário com uma janela com um ar romântico, digno de um conto de fadas. Ficamos sabendo que iria ter uma rápida apresentação no andar de baixo e fomos pra lá. Antes, em uma sala do lado de fora do prédio, presenciamos um fragmento de uma peça lido por duas alunas do curso, e logo depois, um dos exercícios que eles fazem no dia a dia. Em seguida fomos levados à outra sala onde foi apresentado um trecho de uma peça feita por uma turma do terceiro ano. Tudo maravilhoso, até mais do que eu imaginava.
Sempre tive curiosidade em conhecer uma universidade, conheci vários cursos (...) acho que estou meio em dúvida, mas foi bom ter esse contato”. - A.B.M.G. 2A.


Na volta paramos na Educação Física mais tinha acabado de terminar a palestra, passeamos pelo prédio para conhecer e voltamos pro ginásio.
Na Faculdade de Educação Física, a gente podia escalar uma parede adaptada. Mas eu nunca havia escalado antes, conclusão, não consegui chegar até o topo. Gostei muito da infra-estrutura de lá”. - L.F.F. 3C.
Já estava quase na hora de irmos embora, então deitamos na grama e aproveitamos mais um pouco os últimos instantes da nossa visita.
A universidade é muito grande, e na faculdade de Biologia, as explicações sobre biodiversidade e a exposição de animais, partes do corpo humano e esqueletos, foram muito interessantes. (...) pretendo voltar e prestar o vestibular lá”. - H.A.G.M. 2A.
No ano passado eu já tinha ido pra lá, mas eu aproveitei muito mais esse ano. Tirei dúvidas, participei de palestras que me ajudaram a ter certeza do que quero prestar”. - N.M. 2A.
Eu amei e desfrutei cada segundo lá dentro, por mim ficaria dias explorando cada pedaço daquele campus tão maravilhoso.
Na estatística, me surpreendi com a facilidade com que os universitários explicam e fazem a gente entender as contas. (...) me surpreendi com a UNICAMP, não achava que fosse tudo aquilo. Conheci muitas pessoas, outras cabeças. Me impressionei com a variedade e qualidade do estudo oferecido”. - M.O. 2E.
Essa experiência foi muito proveitosa, principalmente para os alunos do terceiro ano que estão tentando decidir à carreira que vão seguir.
(...) foi bom pra mim apesar de ainda estar no 2º colegial, mas é bom ter uma noção do que posso fazer no futuro”. - C.L. 2E.
Um aluno de Geologia me explicou muita coisa sobre esse curso (...), falou da Bolsa Trabalho, pois o curso é integral e as bolsas auxílio ajudam os estudantes”. - F.P.S. 3C.


O que restou agora foram as saudades e principalmente, uma vontade ainda maior de passar no vestibular e ingressar numa nova fase de nossas vidas!
Uma monitora nos levou à faculdade de Química e vimos várias experiências (...). Na faculdade de Engenharia Agrícola conhecemos o processo de tratamento de esgoto da Unicamp, que é reutilizado para a irrigação. Quase fomos atacadas por um enxame de abelhas lá. (...) também fizemos amizade com meninas de Minas (...). Essa viagem fo uma experiência inesquecível”. - M.P. 2A.





Giuliana Figueiredo Mello estuda no 3º Ano C na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza