<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

18 de outubro de 2007

 

Civismo e o Hino Nacional - História

Com a redemocratização do país na década de 80, a tendência da população foi rejeitar todos os artifícios utilizados ideologicamente pelo regime militar.
Um desses artifícios era o patriotismo ilustrado pelo Hino Nacional e o culto à Bandeira Brasileira - que os militares utilizaram para colocar em evidência um Brasil voltado para o progresso, enfatizando sempre o governo e ocultando, porém, as formas utilizadas por estes, ou seja, divulgando apenas o que lhes era conveniente no momento. (veja um exemplo aqui)


Não querendo cometer os mesmos erros dos militares, muito pelo contrário, buscando envolver o aluno aos atuais problemas sociais, políticos e econômicos, despertando um senso crítico diante da situação, estamos desenvolvendo um trabalho coletivo de incentivo à prática nacionalista com alunos das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental.
Todas as quartas-feiras, os alunos se reúnem no pátio da escola para o Culto à Bandeira, refletindo sobre temas da atualidade.
O objetivo é redescobrir e retomar valores que a geração antecessora considerou ultrapassados, para que os alunos tenham condições de estabelecer vínculos com o passado histórico, analisar o presente e projetar o futuro.
Analisando a letra do Hino Nacional, por uma nova ótica, os alunos poderão ter uma atuação mais ativa; assim quando cantamos Verás que um filho teu não foge à luta, não estaremos nos referindo necessariamente à guerra, mas à nossa luta diária, onde enfrentamos as dificuldades do dia a dialutar por nossos direitos, por condições dignas de trabalho, pelo fim das injustiças, do http://www.escoladinah.com.br/tsuru_grou.gifdescaso do poder público, e da corrupção, entre outros.
Tentamos resgatar não só o nacionalismo e o respeito ao país, mas também a prática da cidadania, muitas vezes ignorada por nós, evidenciando sempre uma mensagem formadora de caráter, como por exemplo, o texto produzido e apresentado pelas alunas Lysandra e Ana Paula (6ª série A), para a comemoração da semana passada:


PARA OS PROFESSORES

Obrigado por nos ajudar
Obrigado por nos ensinar
Sei que de vocês vamos precisar
para no futuro nos formar

Sei que sem vocês, não somos nada
E vocês sempre falam :" Se liga na tomada"
Professores, vocês são especiais

Vocês são demais
Sei que de vez em quando
precisam brigar

Mas no futuro somos nós
que vamos ensinar



Aproveitando, quero dar os parabéns às turmas envolvidas nesta atividade pelas belíssimas apresentações e pelos ótimos desempenhos. (leia e ouça o Hino Nacional aqui)

Beijos a todos!


Prof. Marilda da Costa leciona História na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza