<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

8 de outubro de 2007

 

Cultura: uma questão de atitude

Neste 3º. Bimestre, foi desenvolvido um projeto junto aos alunos do período da tarde da Escola Dinah chamado “Cultura: uma questão de atitude”.
Foram colocadas em prática diversas ações durante a realização do projeto com a participação de todos os alunos da 5ª B, 6ª A, 6ª B, 7ª A, 7ª B, 7ª C; 7ª D, 8ª D e 8ª E, além do Grêmio Estudantil Cecília Meireles, dos inspetores de alunos e de todos os professores das classes envolvidas, sob a supervisão da Coordenação Pedagógica e da Direção de nossa escola.
O projeto foi apresentado aos alunos no começo do mês de agosto, quando teve seu início.
Dentre as atividades desenvolvidas citaremos:
A utilização de textos (pesquisados e cuidadosamente selecionados pela equipe docente) com conteúdos que buscavam uma reflexão sobre a construção de uma sociedade melhor através da elevação da auto-estima dos alunos e da conscientização da importância do respeito ao próximo;
Discussão sobre a questão da sexualidade numa linguagem jovem, séria e comprometida que foi elaborada, executada e coordenada por alunas do Ensino Médio com a participação dos alunos das sétimas séries;
Atividades Cívicas desenvolvidas pelos professores de História com a participação das quintas e sextas séries;
Alguns alunos colaboraram de uma maneira muito positiva e admirável quando se dispuseram a serem “Cartazes Vivos” durante os intervalos com frases criadas por eles mesmos, objetivando uma maior conscientização dos alunos com relação à limpeza das dependências de nossa escola através da atitude de jogar o lixo no lixo.


ElaineEsta atividade teve uma participação fundamental de integrantes do Grêmio Estudantil e da Direção de nossa escola, representada na pessoa da nossa amiga Elaine;
Limpeza das carteiras realizada pelos alunos sob a coordenação dos integrantes do Grêmio Estudantil;
Tabela de Pontuação: cada professor pontuava a classe ao término de sua aula e marcava em uma tabela que ficava afixada na sala de aula de acordo com os seguintes critérios:
* Limpeza e organização da sala;
* Disciplina;

* Respeito mútuo;
* Participação;

* Desenvolvimento das atividades em sala de aula.



Ao final do 3º. Bimestre, foram computados os pontos obtidos pelas classes durante os meses de agosto e setembro e, as turmas com as maiores pontuações foram:

1º. Lugar – 7ª. D (944 pontos)


2º. Lugar – 7ª. A (900 pontos)


3º. Lugar – 6ª. B (843 pontos)


Aproveitamos este espaço para cumprimentar a todas as pessoas envolvidas neste projeto de forma direta e também indireta, pois não devemos nos esquecer das atitudes de respeito dos alunos dos períodos da manhã e noite com relação ao material utilizado no projeto.
Sentimos que os objetivos propostos foram alcançados, pois percebemos através dos trabalhos desenvolvidos atitudes muito positivas que geraram um ambiente mais harmônico e, portanto, mais propício ao aprendizado.



Todos nós somos vencedores!
Valeu!
É necessário prosseguir neste caminho!



Prof. Gilberto Barbosa leciona Matemática na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza