<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

16 de outubro de 2007

 

Escola Solidária 2007

A Professora Angela, efetiva em Ciências na Escola Dinah (atuando na direção da Escola Lázaro, em Torrinha, atualmente), em setembro de 2006, solicitou o apoio da diretoria do Grêmio Estudantil Cecília Meireles (Gestão Pedala), para o desenvolvimento de uma aula de campo no rio Gouveia, afluente do Rio Jacaré Pepira que é suporte natural de atividades turísticas desenvolvidas em Brotas.
Durante a visita, os alunos identificaram aspectos preocupantes de descaso com o meio ambiente, como a descarga de entulho nas proximidades do rio e o assoreamento das margens, além da diminuição da mata ciliar. (reveja aqui)
A diretoria do Grêmio Estudantil motivou então, os alunos que participavam da aula (6ª série A) a organizar um abaixo assinado pedindo uma ação da administração local.
Durante a Feira de Ciências, aberta à comunidade e à outras escolas do município, as assinaturas foram coletadas e o manifesto, entregue às autoridades competentes. (reveja aqui)


Levado ao conhecimento das autoridades, o caso gerou uma ação imediata: A retirada do entulho existente e medidas enérgicas de transferência de seu depósito para outro local.
Os cuidados com o rio Gouveia se estendem, à sua inclusão no Plano de Revitalização do Parque dos Saltos que, entre outras ações, prevê a limpeza das margens, o desassoreamento e reflorestamento da mata ciliar.


Todo esse trabalho, conta agora com a fiscalização e a orientação do Pelotão Ambiental, designado para esse fim.
Os processos educativos desencadeados nessa ação, reforçam o educar também como elemento de melhores condições de vida, aspecto de relevância na construção de uma sociedade e escola solidária.
O incentivo à autonomia e ao protagonismo juvenil foi constante, sendo que, a maioria das decisões e das ações desenvolvidas a partir do levantamento feito, partiu dos próprios alunos, que puderam expor suas idéias e ver respeitado seu ponto de vista pelos representantes públicos.



Esse processo e diversas outras atividades desenvolvidas em sala de aula, não apenas pelos estudantes da 6ª série e os que formavam a diretoria do Grêmio Estudantil, mas de toda a escola, acabaram por aproximar muito mais o tema preservação, com a realidade do corpo discente que, neste ano, desenvolveu diversas manifestações em um projeto interdisciplinar sobre o Meio Ambiente, aproximando a comunidade ainda mais das ações motivadoras promovidas pela escola. (reveja aqui)
O selo Escola Solidária 2007, certificado pelo Instituto Faça Parte por essa ação específica, mostra a força da articulação de nossa Escola Dinah como núcleo de cidadania em Brotas, buscando sempre alternativas que melhorem ainda mais a qualidade de educação que a escola oferece. (conheça o Instituto)

Parabéns, comunidade escolar!

Por mais essa conquista!



Prof. Martha Betti atua na coordenação da Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza