<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

11 de outubro de 2007

 

Professor


Dia 15 comemoramos o dia do professor, ou melhor, do educador.
Mas, o que comemorar, diante de uma profissão tão desvalorizada?
Desvalorizada pelo governo, pela sociedade que esqueceu a questão da importância de se educar, de orientar para um amanhã melhor.
O professor infelizmente deixou de ser autoridade (não confundindo com autoritarismo).
A palavra professor hoje é usada de maneira equivocada para designar outros profissionais, por exemplo, os técnicos de clube de futebol, que são chamados de professores, por quê? (Leia esse artigo.)
Por acaso nós professores podemos ser chamados de doutores sem a graduação adequada?
Sabemos que para ser professor a pessoa frequenta 4 ou 5 anos de um curso superior de licenciatura, se prepara e vai trabalhar com uma base toda estruturada. Enfrenta cursos de especialização e de formação continuada, sempre aprendendo e se atualizando e, de repente, a palavra serve para identificar profissionais que em sua maioria, não têm preparação pedagógica para ensinar, pois dar educação é outra história, diferente de educar.


Precisamos acreditar em nossa função e valorizar nosso trabalho, mostrando para a sociedade que somos importantes, e merecemos respeito e consideração por nosso serviço, pois, nada mais nada menos, ajudamos a formar o futuro.
Por outro lado, não existe profissão mais gratificante, principalmente por encontrarmos após vários anos, ex-alunos advogados, doutores, bancários, e tantos outros buscando caminhos alternativos de sucesso como empresários em Brotas, gerando empregos e novas oportunidades para o crescimento da cidade.
Felicidade ainda maior é ver vários ex-alunos em nosso meio como professores, guardando palavras nossas e acreditando que ainda é bom e necessário ensinar, que vale a pena investir nessa profissão.
Façamos deste dia um momento de reflexão sobre nossas atitudes de educadores, repensando em nossos direitos e deveres enquanto formadores de opinião.
À você educador, que realmente se orgulha de SER professor e ainda deseja transformar atitudes, modificando opiniões e ações através do conhecimento...

PARABÉNS,

15 DE OUTUBRO É REALMENTE O SEU DIA!




"Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente"
(Paulo Freire)



Conheça nossos Educadores.


Prof. Mirela Mancini leciona Química na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza