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26 de novembro de 2007

 

MANIFESTO PÚBLICO -municipalização

Nós da Escola Dinah, acreditamos na QUALIDADE DE ENSINO.
Nós da Escola Dinah, queremos sim, que o município tenha resolvidos todos os seus problemas sociais, culturais ou sejam quais forem.
Nós da Escola Dinah, concordamos que às vezes, medidas urgentes devem ser tomadas.
Nós da Escola Dinah, ACREDITAMOS EM OUVIR O OUTRO.
Nós da Escola Dinah, RESPEITAMOS O NOSSO PRÓXIMO.
Nós da Escola Dinah, LOUVAMOS A DEMOCRACIA.
Por essa razão, lançamos esse manifesto.
Não somos contrários às medidas que se julgam necessárias para a melhoria de qualquer estabelecimento de ensino, e nem da qualidade da educação.
Não temos base e nem direito, para avaliar qualidade ou comprometimento de qualquer pessoa em relação ao seu entorno.
O que podemos fazer, e fazemos de CABEÇA ERGUIDA e com a consciência de que merecemos RESPEITO por isso, é tornar pública a QUALIDADE QUE OFERECEMOS AQUI, na ESCOLA DINAH.
Dados do PISA, um dos órgãos mais importantes e menos apresentados à população brasileira, de análise do desenvolvimento educacional nos países, demonstram que a credibilidade e a qualidade do ensino, dependem da relação entre os profissionais e os alunos das unidades escolares.
Nossa Escola têm portas sem maçanetas sim, riscos nas carteiras e pequenas pichações com corretivo em vidros e paredes. Precisamos trocar o piso, temos goteiras, o mato cresce sempre que chove e uma pintura nova é sempre bem-vinda.
Porém, não somos TOLOS a ponto de achar que esses detalhes, e são insignificantes acreditem, atrapalham a qualidade do trabalho que podemos realizar.
Como funcionários públicos, poderíamos reclamar ou fazer o mínimo. Entretanto, não é o que acontece.
LUTAMOS pelo que ACREDITAMOS.
E acreditamos que TODAS AS PESSOAS podem melhorar, contribuir com mudanças positivas para o mundo e ter suas opiniões ouvidas e respeitadas.
INCENTIVAMOS nossos estudantes a buscar SEMPRE MAIS!
Trocamos experiências com os responsáveis, e muitas vezes, assumimos responsabilidades que não dizem respeito ao professor enquanto profissional, e sim a um educador. Pois é isso que SOMOS.
EDUCADORES.
Uma EQUIPE DE EDUCADORES dedicada e comprometida com a ESCOLA DINAH e o futuro dos jovens de Brotas.
A continuidade dos professores desta escola, dos quais, 33 são efetivos – ou seja, passaram em concursos públicos ESTADUAIS, e escolheram ENTRE OUTRAS CIDADES E ESCOLAS, ESTA ESCOLA DINAH, mostram o respeito que temos pelo que fazemos.
Os baixos índices de falta no quadro docente, reforçam essa situação.
As capacitações constantes, especializações, pesquisas acadêmicas que desenvolvemos, mostram também nossa procura em sempre aprender mais.
Tudo para desenvolver com os alunos, melhores resultados, como os que listamos abaixo e que podem ser TODOS conferidos, nos arquivos do blog da escola:

• Em 1999, 2003 e 2006, três das quatro vezes que o município participou do Projeto Parlamento Jovem, a Escola Dinah teve jovens deputados representando o ensino do município.
• Nos três últimos anos, o esporte também têm sido representado pelos alunos da Escola Dinah, seja através dos esportes de aventura ou nos escolares, sempre com resultados positivos e gratificantes para o município.
• Em 2004 e 2005, as avaliações promovidas pelo SARESP mostraram resultados positivos e na média do restante do estado, para os alunos desta escola
• Desde 2004, a Escola Dinah participa com méritos, dos concursos de redação promovidos pela EPTV.
• Entre 2004 e 2006, trinta e quatro alunos da escola foram aprovados e estão cursando a universidade, sendo que dois em unidades públicas (USP e UNESP).
• Em 2005, a Escola Dinah foi comendada pela Liga do Professorado Católico, vinculada à Fundação Anchieta, pela qualidade do trabalho que desenvolve.
• Em 2005 e 2006 – quando participamos do concurso Anchieta, com poesias e desenhos, fomos premiados.
• Em 2005 e 2006, os alunos experimentaram o que é ser representados politicamente por seus pares, quando elegeram uma diretoria do Grêmio Estudantil que lutou pelos direitos de todos, inclusive no que diz respeito à merenda escolar do ensino noturno. Também graças ao trabalho DESTE GRÊMIO ESTUDANTIL, a Escola Dinha recebeu o selo de ESCOLA SOLIDÁRIA, reconhecido pelo Ministério da Educação, a UNESCO e a ONU, entre outros.
• Em 2005 e 2006, alunos receberam menções honrosas além de uma bolsa de estudos da CNPQ, nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas.
• Em 2006, dois alunos receberam menção honrosa no concurso Brasil de desenho e pintura.
• Em 2006 e 2007, desde que participamos, temos tido alunos selecionados no concurso Centrovias.
• Em 2007, um grupo de alunas chegou à última fase, recebendo menção honrosa, nas Olimpíadas Brasileiras de Química.
• Em 2007, um aluno recebeu a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Física.
• Nos dois últimos anos, as notas do ENEM dos alunos do 3º Ano, têm ficado acima da média esperada pelo estado.
• A participação dos estudantes DESTA ESCOLA em todas as ações promovidas pelo município, seja na discussão do Plano Diretor, nas exibições do CINEMA ITINERANTE ou no recente ECO ESPORTES, é plena de envolvimento, respeito e dedicação.
• O Meio Ambiente, a Diversidade e a Qualidade, não são assuntos esporádicos ou que recebem atenção da equipe escolar apenas em datas comemorativas. São presentes no dia a dia. E têm significado.
• Durante a “Semana do Meio Ambiente”, promovida por órgãos municipais no primeiro semestre deste ano, a participação da Escola Dinah foi voluntária, organizada, respeitosa e mesmo tendo “perdido” a “gincana”, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, é inquestionável.
• O nome da Escola Dinah e de Brotas, têm sido levados além dos limites do município por professores DESTA ESCOLA, através da participação de congressos educacionais, envolvendo a organização estudantil, o protagonismo juvenil e o desenvolvimento da sensibilidade em relação ao meio ambiente e ao esporte de aventura.
• Enquanto existiu NESTA ESCOLA o programa Escola da Família, alunos de todo o município, e não apenas do entorno ou nossos estudantes, participavam das ações desenvolvidas.
• A ESCOLA DINAH foi a primeira DA REGIÃO a trabalhar concretamente e com resultados, o tema BULLYING, dando aos alunos a motivação para resolver as situações, identificar o fenômeno e trabalhar o respeito com o outro e entre todos, valorizando a afetividade.
• As festas e confraternizações promovidas para aproximar a Escola e a Comunidade, são sempre ambiente de união, respeito e resgate de valores sociais e culturais.
• Os alunos e profissionais que deixam essa unidade de ensino lamentam o fato de terem que partir, e sempre mandam lembranças e palavras de apreço por seu tempo passado entre nós.
• Atualmente, estudantes do curso de Letras, da Faculdade Metodista de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, estão desenvolvendo um artigo acadêmico sobre esta escola, baseado nos registros do blog.
• Esta escola é uma das primeiras e a ÚNICA no Brasil, a manter um blog onde valorizamos o aluno e a qualidade do trabalho existente nas instituições públicas, atualizado ininterruptamente desde sua criação em 2003.

Tudo isso se resume a uma palavra: COMPROMETIMENTO.
Nós realmente VESTIMOS A CAMISA DA ESCOLA. E incentivamos os estudantes a FAZER O MESMO.
Tudo isso está ameaçado com a municipalização.
Com a municipalização, TODOS OS PROFESSORES ESTADUAIS do município serão transferidos automaticamente para esta escola. E mesmo NÃO EXISTINDO CARGOS LIVRES, uma nova lista será feita e 60% dos integrantes do quadro de professores da Escola Dinah, terá que procurar um cargo (perdendo o direito ao que escolheram em seu município, mediante concursos) em outra cidade ou diretoria de ensino.
A equipe responsável pela QUALIDADE DA EDUCAÇÃO será desmanchada.
Além disso, há também a questão pessoal, pois antes de profissionais, somos PESSOAS.
Pessoas que acreditando estar em segurança, constituíram família, assumiram dívidas neste município e pensando no futuro, esperam filhos para o ano que vem.
Os três professores cujas esposas estão grávidas, TODOS EFETIVOS, terão que DEIXAR A ESCOLA E O MUNICÍPIO.
A toda essa carga de sentimentos, os estudantes não ficam isentos. Pois também SÃO PESSOAS.
Que criaram vínculos afetivos com aqueles que muitas vezes, representam PAIS ou MÃES para eles, afinal, também é na escola pública que nossos filhos estudam, assim como os seus. E só.
Nossa Escola Dinah, que por tantos anos ajudou a formar os CIDADÃOS BROTENSES, que orgulha-se em ter ex-alunos nos mais variados cargos e profissões, que sempre pensou no outro não como um pagador de impostos, mas em um SER HUMANO com sentimentos e direitos, que sente-se orgulhosa de levar o nome de uma educadora, que mesmo deficiente física, primou em seus melhores anos pela qualidade de ensino, mesmo com tudo isso, nossa Escola Dinah, enquanto EQUIPE, se vê desrespeitada. Ignorada. Tratada como uma grande CAIXA, onde o que não cabe mais, seja bom ou não, é descartado.
Essa é a situação em que nos encontramos.
E mesmo com tudo isso, MANTEMOS FIRME NOSSA DEDICAÇÃO.
Mesmo sabendo que seremos possivelmente desmantelados, MANTEMOS A QUALIDADE DAQUILO QUE NOS PROPOMOS.
Mesmo sofrendo por antecipação, pela maneira como fomos tratados, TENTAMOS MANTER-NOS ESPERANÇOSOS.
É só isso.
A EQUIPE DA ESCOLA DINAH, lamenta.
Lamenta que TUDO AQUILO PELO QUE LUTAMOS, PELO QUE SONHAMOS E O QUE CONSTRUÍMOS, não tenha valor para mais ninguém.
Além de nós mesmos.





Escola Dinah: a equipe que faz a diferença




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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza