<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

27 de novembro de 2007

 

Simplesmente Amor... - Português



Durante as aulas de leitura desse ano de 2007 os alunos dos 1º Anos A e B do Ensino Médio, trabalharam com o tema AMOR.
O tema foi desenvolvido através de textos de diferentes gêneros e em diversos contextos, sempre culminando em produções muito críticas e criativas, como teatros, canções, poemas, artigo de opinião, etc.
Nesse quarto bimestre os alunos acima referidos, fizeram a leitura e análise de vários textos de Vínicius de Moraes. (conheça o poeta)



Dentre os textos trabalhados em sala de aula destacam-se: Soneto de Fidelidade, Soneto de Separação, Soneto do Amor Total, Ausência, Eu não existo sem você, Minha Namorada.
Após a leitura e análise dos textos, os alunos foram convidados a escolher um deles (o qual mais gostaram), e a partir do mesmo elaborar uma resposta para o eu-lírico de forma poética.



TODOS ficaram ÓTIMOS, tanto que foi até difícil selecionar um para colocarmos na página do blog, mas depois de lermos e relermos as produções, optamos pelo texto dos alunos Aline Azevedo, Aryane Santos, Carlos Alberto Giffú e Rosa Matos do 1º A, que teve como ponto de partida Minha Namorada, composição de Vinicius de Moraes e Carlos Lyra (texto original).


ETERNA NAMORADA
Aline, Aryane, Carlos Alberto e Rosa

Quero ser sua namorada
mas somente sua,
que mais ninguém poderá ter.
Vou te fazer o juramento
será só seu meu pensamento
e serei tua até morrer!
Não vou perder o meu jeitinho
de falar no seu ouvido, bem devagarzinho,
as minhas histórias pra você.
Vou te fazer muito carinho,
e de manhã chorar de mansinho
sem ninguém saber por quê.
Quero ser mais do que sua namorada.
Quero ser sua amada!
Sua amada predestinada
Que sem a qual sua vida não é nada!
Vou contigo em seu caminho,
e talvez ele seja triste pra mim...
mas meu conforto serão seus olhos
que brilharão até a última estrela derradeira,
e então, serei sua amiga e companheira
no infinito de nós dois...


Termino a matéria, ainda citando o poeta, que em sua infinita arte de falar com o coração, nos deixa uma dica:



"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido". - Vinícius de Moraes.



Prof. Juliana Gastaldi leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza