<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

6 de dezembro de 2007

 

A Linguagem das Imagens - Educação Física


Com o objetivo principal de iniciar reflexões, com os alunos, sobre a possibilidade de diversas leituras de um jornal, entre elas, a leitura das imagens dos movimentos/gestos corporais, foi iniciado, no final do 3º Bimestre de 2007, o projeto “A Linguagem das Imagens” com as 7ª séries do Ensino Fundamental.
As etapas do projeto direcionaram-se para a realização de leituras de imagens de movimentos/gestos corporais, bem como, para o desenvolvimento da percepção (“do olhar”) para a interpretação dos mesmos. Também, especificamente, se objetivou construir seqüências de movimentos/gestos corporais, a partir da percepção de uma construção harmônica (ou não) das imagens.
No decorrer das etapas, o estranhamento inicial, gerado pela proposta de realização de uma leitura não escrita (palavras), ou seja, a partir de outro referencial (imagens corporais), se amenizou. Isto se deu pelas reflexões e aprendizagens relacionadas à mudança de foco, olhar.
A partir das falas dos discentes, foi possível estabelecer a consideração de que o objetivo principal se cumpriu e o específico teve um bom início.



O envolvimento demonstrado com o projeto faz com que a avaliação do mesmo seja positiva, pois iniciaram reflexões a respeito da temática “A Linguagem das Imagens”.



Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza