<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

27 de março de 2008

 

Artigo de Opinião - Português

Como última atividade dos 42 dias de consolidação das capacidades de leitura e produção de texto propostas pelo Programa São Paulo faz escola, com o Jornal do Aluno, foi apresentada aos alunos a seguinte tarefa: Planejar e desenvolver um Artigo de Opinião.
Seguindo a proposta do projeto, os alunos receberam as orientações para a atividade, bem como as estratégias para desenvolver um texto deste gênero.
Após a realização dos exercícios, da confecção de um roteiro para a primeira redação do artigo, os alunos trocaram entre si os textos e com o professor realizaram a reescrita, a qual resultou na redação final da atividade proposta.
Como exemplo do trabalho desenvolvido coletivamente, em sala, pelos alunos da 8ª Série C do Ensino Fundamental, apresentamos um dos Artigos de Opinião:


Tema: Você acha que com multas é possível diminuir os focos do mosquito da Dengue?

Eu sou a favor de multarem as pessoas que não cuidam direito das suas casas, que não se preocupam com o problema da dengue. Mas também precisa ser uma multa mais ou menos alta para assim as pessoas se conscientizarem e perceberem o perigo que a dengue é.
Isso é bom e ajuda bastante na luta contra a dengue, pois algumas pessoas não se importam com a prevenção dos criadouros do mosquito da dengue, então com a multa, provavelmente essas pessoas prestarão mais atenção. Eu acho que esta é uma maneira para diminuir os focos do mosquito da dengue, já que ninguém deixará de limpar seu quintal, entre outras coisas, e assim terem que pagar uma multa.
Mas também infelizmente existem várias pessoas que são contra isso e por isso até criticam as opiniões dos que são a favor. Eles são contra, porque acham que esta medida não dará certo, que seria melhor tomarem outras providências como: espalhar cartazes de prevenção pela cidade.
Apesar dessa opinião contrária, eu sou a favor dessa atitude, porque várias medidas já foram tomadas, e o número de casos da dengue continua crescendo. Talvez a multa não seja a melhor atitude a ser tomada, contudo, como já testemunhamos, a multa trouxe um resultado bem satisfatório no trânsito, pois quando mexe no bolso dos motoristas eles acabam se lembrando de usar cinto de segurança, por exemplo.
Portanto, todos nós temos que ajudar no combate a dengue, e esperar que esta medida surta o mesmo efeito resultado nas leis de trânsito. Porque, assim, será melhor para todos, por isso sou a favor, pois amo a vida.
Jaqueline Fernanda Corradini, 8ª C



Apesar de estarmos diante de um texto de alunos da 8ª Série, portanto, de adolescentes começando a desenvolver suas opiniões críticas e pontos de vista, podemos perceber que os alunos puderam realizar uma tarefa com qualidade.
Como vimos, todos os elementos necessários para um artigo de opinião convincente estão presentes no texto acima.
Por exemplo, há uma introdução, em que a autora já expressa sua opinião de maneira clara. Depois, temos os argumentos tanto a favor da medida como contra, dispostos estrategicamente ao longo do texto. E, por fim, na conclusão a autora reafirma sua posição de modo a fundamentar qual era sua posição inicial. Elemento chave do Artigo de Opinião.



Prof. Luiz Eduardo Divino leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza