<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

31 de março de 2008

 

Classificados OQSP 2008 - Química

Novamente, em 2008 (reveja as classificadas de 2007), a Escola Dinah teve DOIS alunos selecionados para a fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo:
Antonio Carlos Mometti e Rodolfo Favoretto Rissardi
, ambos da 3ª série do Ensino Médio. (confira os classificados 2008)
http://www.escoladinah.com.br/mometti.jpgCriada em 1996, quando realizou-se, em São Paulo, a IV Maratona Científica em Química durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Química da ABQ, em 1997 a ABQ-SP organizou a Maratona Regional de Química. A partir de 1998, o evento passou a alimentar, com seus vencedores, a Olimpíada Brasileira de Química, sendo que o nome Olimpíada de Química do Estado de São Paulo foi adotado em meados de 2000 com o lançamento da OQSP-2001. (Visite o site da OQSP)
A edição 2008 da OQSP teve início em setembro de 2007, com a divulgação do tema das redações: “Computador – uma sofisticada combinação de produtos químicos”, em 2.700 escolas, na internet e por e-mail.
Os estudantes paulistas de 1ª e 2ª série de ensino médio entregaram as redações sobre o tema em suas escola; os professores selecionaram quatro (sendo duas de cada série) e as inscreveram na OQSP até a data limite (segunda quinzena de novembro). Em março de 2008, a Comissão Julgadora convocou o 1º autor (pois as redações podem ser feitas em grupos) das 100 melhores redações (sendo 50 da 2ª série e 50 da 3ª série do ensino médio) para a Fase Final e convidou, também, os treineiros da FUVEST com as melhores notas na prova escrita de química.
A Fase Final da OQSP ocorrerá no dia 07 de junho de 2008.
Neste dia, os finalistas inscritos comparecerão, munidos de documento de identidade, ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo às 8h 30min, onde receberão seu Certificado de Participação na Fase Final. Ás 9h assistirão a experimentos demonstrados por professores. Em seguida, disporão de 120 minutos para responder às questões, que se situarão dentro do programa de química para o ensino médio. (Consulte o programa)
Apresenta alta As provas (anônimas e com senha) serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores em Química ou áreas correlatas.
A nota determinará a classificação para a atribuição das 20 medalhas aos estudantes de cada série; rebaixamento de classificação será aplicado aos “treineiros”, quando necessário, para que estes não recebam mais que a metade das medalhas de cada série.
Na sessão de premiação serão atribuídas 40 medalhas, sendo 3 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze para cada série.
Prêmios em dinheiro acompanharão as medalhas de ouro, culminando com o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” (R$1.000,00), conferido pelo IQ-USP ao 1º colocado da 3ª série.
A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química os 40 estudantes que conquistaram medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ).



Você pode ler as redações selecionadas, clicando abaixo:





Prof. Mirela Mancini
leciona Química na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza