<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

3 de março de 2008

 

Mistura de Hidrocarbonetos - Química

Esse ano por 42 dias iremos trabalhar com o material elaborado pela Secretaria de Estado de Educação"São Paulo Faz Escola”. Nesse projeto os alunos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, estão estudando a questão do petróleo.
Dentre as atividades realizadas, foi desenvolvido um texto sobre o assunto estudado. Abaixo está a produção da aluna Melissa Hecht Spósito da 3ªA do Ensino Médio.


A Questão do Petróleo

Foi descoberta uma nova reserva de petróleo no Brasil, que se estende do Espírito Santo até Santa Catarina. Esta jazida recebeu o nome de CAMPO TUPI.
Uma reserva imensa, que trará muito lucro e supostamente colocará um fim na falta de petróleo que o Brasil enfrenta; pois o país apesar da produção da PETROBRÁS importa muito petróleo de outros países, principalmente da Venezuela.
Esta reserva irá triplicar o volume de petróleo produzido no Brasil. O que fará com que o país produza o que precisa para abastecer o território brasileiro, podendo diminuir em muito as importações.
Mas, infelizmente essa reserva não está acessível ainda devido algumas dificuldades. Uma delas é a profundidade em que se encontra, a qual a PETROBRÁS não está acostumada a trabalhar. Também, possui uma camada de cristais de sais que necessita ser retirado. Outro problema é que esse petróleo tem características parafínicas, sendo necessário controlar a temperatura para que não haja formação de parafina e interrompa os dutos. Estima-se que com todos esses desafios será necessário 04 anos para que a reserva seja realmente explorada.
Porém, os especialistas contratados para o estudo dessa reserva, chegaram a conclusão que apesar das dificuldades vale a pena explorar, pois a densidade do petróleo é excelente (API=28), indicando um petróleo leve e de fácil refino. Além do que, a quantidade é ótima.
O petróleo apesar de ser extremamente importante, para muitas coisas de nosso cotidiano, também é um grande poluidor, agravando ainda mais o problema do aquecimento global.
Estudos estão sendo feitos para tentar substituir essa fonte poluente, como é o caso do álcool, que pode substituir a gasolina na questão dos combustíveis, mas que também polui.


O ideal seria utilizar o gás hidrogênio (H2), como combustível, pois sua queima emite água. Todavia, sua obtenção é muito cara e não cogita-se ainda a possibilidade dessa substituição.
Mesmo que todos os automóveis passassem a usar fontes limpas, como é o caso do hidrogênio, o ser humano ainda necessitaria de muito petróleo, pois é matéria prima para fabricação de: plásticos, espumas, fertilizantes, tintas, lubrificantes, etc.... Materiais que não conseguimos mais viver sem, pois fazem parte de nosso cotidiano.
Há outras fontes de compostos orgânicos disponíveis, mas nenhum que tenha a versatilidade e facilidade de uso do petróleo.
Certamente, continuaremos a usar o "OURO NEGRO” durante muito tempo.



Prof. Mirela Mancini
leciona Química na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza