<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

4 de abril de 2008

 

Proposta Curricular - Arte

As áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias compreendem um conjunto de disciplinas: Língua Português, Língua Estrangeira Moderna (LEM), ARTE e Educação Física.
A linguagem é a capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.
O homem conhece o mundo através de suas linguagens, seus símbolos. À medida que ele se torna mais competente nas diferentes linguagens, torna-se capaz de conhecer a si mesmo, assim como sua cultura e o mundo em que vive.

O conhecimento possibilita a interação do homem com a sociedade e o meio ambiente, aumentando seu poder como cidadão.
Utilizar-se das linguagens da arte, seja na música, dança, teatro ou plástica é saber colocar-se como protagonista do processo de produção e recepção. É também entender os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associando-os aos conhecimentos científicos e às outras linguagens, que lhes dão suporte.
O ser humano é um ser de linguagens, as quais são tanto meios de produção da cultura quanto parte fundamental da cultura humana. Cultura é, assim, uma trama tecida por longo processo acumulativo que reflete conhecimentos originados da relação dos indivíduos com as diferentes coisas do mundo.


Como manifestações culturais, a Literatura e a Arte não devem ser reduzidas a meras listagens de escolas. O ensino de Arte não pode ser um fazer por fazer desvinculado da reflexão e do tratamento da informação. No ensino das diversas linguagens artísticas, não se pode mais abandonar o eixo da produção (eixo poético), quer o da recepção (eixo estético), quer o da crítica.
O jovem deve não só vivenciar, experimentar, valorizar, apreciar e aproveitar os benefícios da cultura do movimento, mas também perceber e compreender os sentidos e significados das suas diversas manifestações na sociedade contemporâneos.
A construção do conhecimento humano e o desenvolvimento das artes, da ciência, da filosofia e da religião foram possíveis graças à linguagem, que permeia a construção de todas as atividades do homem.
Fazer ARTE é materializar sua experiência e percepção sobre o mundo, transformando o fluxo de momentos em alguma coisa visual, textual ou musical. Arte cria um tipo de comentário, como disse a artista contemporânea Bárbara Kruger.
Quando pensamos, olhamos, fazemos arte ou escrevemos sobre ela, há diferentes saberes estéticos e culturais que dão extensão as nossas idéias e conceitos sobre arte.
* Texto extraído da nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de Arte.
Deixo aqui um desafio aos alunos da Escola Dinah:
Que tal fazermos Arte, usando todas as linguagens conhecidas e desconhecidas do nosso cotidiano, com seriedade e vontade, para transmitir um pouco da cultura que está ao nosso redor, e mesmo fora dele, aos nossos colegas, familiares e nossa sociedade?



Prof. Rose Bressan leciona Arte na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza