<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

28 de abril de 2008

 

Um estímulo para o Nascimento - Química



O processo que leva ao parto é uma série cuidadosamente coreografada de interações entre a mãe e o bebê. Vários estudos realizados em humanos e em animais revelam que o bebê é quem indica que está pronto para nascer, provavelmente três a quatro semanas antes do início do trabalho de parto. Como exatamente o bebê sabe disso, é um mistério, mas os fatos descritos abaixo podem tornar tudo um pouco mais claro.
PREPARANDO-SE PARA NASCER:
Antes de nascer o bebê precisa ter amadurecido suficientemente para conseguir sobreviver fora do ambiente uterino. No útero, ele dependia totalmente da mãe para receber nutrientes e oxigênio e para lidar com os detritos, mas depois do nascimento o corpo dele terá que assumir o controle dessas funções vitais. Portanto, quando o organismo do bebê está pronto, o cérebro dele emite sinais hormonais para a placenta produzir enzimas que ajudarão os órgãos vitais a amadurecer e, em seguida, estimular o parto.
UMA REAÇÃO QUÍMICA:
As pesquisas comprovaram que quando o momento do parto se aproxima, o cérebro do bebê estimula sua própria HIPÓFISE (glândula de secreção interna, de funções múltiplas, situada no cérebro) a liberar a substância química ADRENOCORTICOTROFINA (ACTF) que, por sua vez, estimula a liberação de outra substância, o CORTISOL. Essas substâncias passam do corpo do bebê para a placenta, que REAGE convertendo a PROGESTERONA em ESTROGÊNIO.
Essa fase é muito importante porque a progesterona é o hormônio que, no início da gestação, impede a contração dos poderosos músculos do útero, enquanto o estrogênio é o responsável pelo disparo das contrações do trabalho de parto.
A mãe poderá sentir essa alteração nos níveis hormonais como um aperto no útero nos dias anteriores ao parto. Quando o bebê começa a pressionar o colo do útero, um sinal é enviado ao cérebro da mãe para estimular a hipófise a liberar o hormônio OCITOCINA. A ocitocina estimula a contração dos músculos do útero, forçando a cabeça do bebê de encontro ao colo e assim prosseguindo em ciclos de contrações. Além disso, a ocitocina estimula a liberação no sangue de uma substância chamada PROSTAGLANDINA que intensifica as contrações dos músculos uterinos. Esse processo contínuo chega ao ápice durante o trabalho de parto, quando se torna mais forte, culminando o NASCIMENTO DO BEBÊ. É um processo maravilhoso, onde mãe e bebê trabalham em perfeita harmonia.
A PREPARAÇÃO DO CANAL DO PARTO:
O colo do útero também tem de sofrer alterações para facilitar a chegada do bebê. Até o nascimento, os tecidos fibrosos do colo uterino, semelhantes a tendões, mantiveram o útero totalmente fechado. Para que o parto ocorra como deve, os músculos do colo precisam relaxar e dilatar, para que as contrações musculares do útero possam empurrar o bebê para fora, canal abaixo. Cerca de três a quatro semanas antes do parto, quando a placenta está produzindo mais estrogênio, o colo do útero começa a afrouxar e a relaxar, em preparação para o parto. Finalmente, quando começa o trabalho de parto, o colo uterino modifica-se drasticamente, tornando-se mais fino e curto e dilatando-se (abrindo-se) para permitir a passagem do bebê. Mais uma vez, os sinais hormonais enviados pelo bebê parecem ser os responsáveis pela ativação do processo. Essas alterações hormonais também estimulam a produção do leite com o qual a mãe irá alimentar seu bebê recém-nascido – um processo que se completa quando o bebê começa a sugar os seios.
(texto baseado no livro: A Bíblia da Gravidez – Editora CMS)



Prof. Mirela Mancini leciona Química na Escola Dinah,
está afastada das aulas, continua assídua no blog e
será MAMÃE em breve!




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza