<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

22 de maio de 2008

 

Dissertação e ENEM - Português

Olá alunos, fiquem atentos, algumas dicas para quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Acesse o site do ENEM aqui):
As qualidades do texto valorizadas pelo ENEM são o uso de conhecimentos de várias áreas, a utilização dos materiais de apoio e a linguagem direta, simples e correta.
No ENEM, a proposta da redação é um texto dissertativo.
A dissertação é um dos três "gêneros escolares" mais exercitados no ensino médio.
Trata-se de uma redação que apresenta a opinião do autor de modo direto, sem a intermediação de personagens, enredos ou de qualquer tipo de recurso que esteja além da sintaxe mais regular possível.
Nem sempre desenvolver um texto que exponha a opinião do autor é tarefa fácil, quando esse autor dispõe de um horário e de um tempo "limitadíssimo". Por isso, preparamos algumas dicas para você:


1- Leia a proposta feita pelo Enem com todo o cuidado possível.
2- Destaque os elementos que compõem o tema proposto.
3- Elabore um breve questionamento com base nos próprios dados apresentados pela prova. Isso vai ajudá-lo, mais tarde, a compor a apresentação do tema proposto e a elaborar argumentos.
4- Lembre-se de que você não deve escrever apenas com reflexões pessoais. É muito importante estar bem acompanhado. Citações, ainda que parciais, trazem respeitabilidade para o texto.
5- Comece a arregimentar idéias que sustentem sua opinião sobre o tema. Filmes que você viu, livros que leu, conceitos, fatos que aprendeu em aulas de geografia, de história, de química, de filosofia... Relacione pensamentos, autores e obras artísticas de amplo reconhecimento.
6- Organize essas idéias de modo progressivo, ou seja, dos argumentos mais simples para os mais complexos. Faça o mesmo com as citações.



Conheça as
competências cobradas na redação:

1- Demonstrar domínio da língua culta.
2- Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para construir a argumentação.
5- Elaborar proposta de ação para enfrentar o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.




Prof. Helenice Baltieri leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza