<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

26 de maio de 2008

 

MUNDO: conhecer para transformar - Química

Fazemos muita confusão em torno do significado e do papel da Química em nossas vidas. Ao mesmo tempo em que o noticiário alardeia os avanços dessa ciência na medicina ou na indústria, acenando para um futuro melhor, a propaganda procura provar a qualidade de certos produtos como slogan “isento de substâncias químicas”.
Como pode isso?
Sabemos que a química está presente em tudo que fazemos diariamente. Por exemplo, ao acordar vamos ao banheiro e utilizamos papel higiênico, pasta de dente, escova de pente, pente, cremes e até mesmo ÁGUA, todos produtos químicos.
E no café da manhã? Leite, pão, bolacha, sucos, frutas, também tudo químico. Aí saímos de casa e utilizamos, roupas, calçados, carros, ônibus, constituídos de nylon, poliéster, fibras sintéticas, algodão, metais, vidros, plásticos, borracha, gasolina, óleo diesel, álcool, ou seja, produtos químicos.
Até mesmo na escola: carteiras, portas, lousas, giz, livros, cadernos, canetas, o próprio prédio, todos compostos por cimentos, cal, carbono, madeira, aço, ou seja, tudo químico.
A grande diferença é que nem todo PRODUTO QUÍMICO É VENENO, mas TODO VENENO É QUÍMICO.
Essa é a grande confusão.
Acreditamos que a água é química porque tem cloro, flúor, sais minerais, mas e a água pura, não é uma substância química? Claro que é! Sua fórmula todos conhecem: H2O.
Assim, podemos perceber que tudo a nossa volta é química, seja NATURAL, seja INDUSTRIALIZADO.
Necessitamos parar de dizer que a química só mata, que é só veneno, que é ruim. Pois, ela também promove a vida, com as grandes descobertas da medicina. Ela nos permite um conforto maior com as novas tecnologias automobilísticas.
Uma faca não mata sem a mão do homem.
Assim, também a química não mata sem que alguém deseje e planeje isso.
É pela mão do homem que tudo acontece.
Que os assassinatos e as poluições são cometidos, ou seja, nós mesmos produzimos o lado ruim das ciências.

É preciso nos conscientizar que tudo na vida tem seu lado bom e ruim, por isso, não podemos generalizar.
E o mais importante: Nós somos um verdadeiro produto químico. Todos os seres são produtos de reações químicas.
Vivemos, comemos, corremos, pensamos, sentimos, falamos, respiramos tudo através de inúmeras reações químicas que acontecem a todo tempo em nosso corpo.

CONHECER A QUÍMICA É CONHECER A VIDA, É CONHECER MELHOR A SI PRÓPRIO. E SE NÓS, SERES HUMANOS, TEMOS ESSA POSSIBILIDADE, PORQUE NÃO APROVEITÁ-LA?



Prof. Mirela Mancini leciona Química na Escola Dinah





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza