<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

9 de junho de 2008

 

Cuidado com as Fontes - Geografia

Em quase todas as propostas curriculares enviadas a nós professores este ano, ressalta-se a necessidade de trabalharmos com vários meios de informações dentre eles, músicas, obras de arte, textos de jornais, mapas, Internet etc.
Isso já vem sendo feito há muito tempo, e cada vez mais existe a necessidade de redobrarmos nossas atenções quanto às fontes de autoria dos textos e imagens.



A Internet é hoje o meio de informação preferencial entre os jovens por sua rapidez e quantidade de dados disponíveis. É só clicar ENTER e pronto, a informação está lá para ser usada. Só que essa rapidez no acesso e a quantidade de informações deixa a pessoa menos atenta diante de inverdades grosseiras.
Digo isso, pois alguns alunos vieram preocupados dizendo que receberam pela Internet a informação de que a “FLORESTA AMAZÔNICA JÁ ESTÁ EM PODER DE ESTRANGEIROS”, alegando que tal notícia era verdadeira, pois já havia até livro didático de Geografia nas escolas dos Estados Unidos que mostrava em mapas essa internacionalização.
Depois de muito debate sobre o assunto e de alertá-los sobre as fontes de informações, eis que o jornal Folha de São Paulo na edição de quinta-feira (05/06/2008), em nota da redação, esclarece todo o “imbróglio” da “notícia”.
Fica o alerta para as próximas pesquisas.



Prof. Luiz Cláudio Surian leciona Geografia na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza