<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

30 de junho de 2008

 

Meio Ambiente em Perigo - Química

Neste mês, principalmente, ouvimos falar muito em poluição e degradação do meio ambiente. Mas, como surgiram esses problemas?
Como sabemos, pela lei de LAVOISIER, a matéria não pode ser criada, apenas transformada, conseqüentemente, a humanidade, para garantir sua sobrevivência, só pode transformar os materiais já existentes na Terra. Também, temos conhecimentos que alguns recursos materiais, como os vegetais, podem ser renovados rapidamente, e por isso são chamados recursos renováveis; outros, porém, como o petróleo, são recursos não renováveis, pois a natureza levou milhões de anos para produzi-los e, se nós o gastamos, não haverá reposição porque as condições climáticas que os produziram não mais se repetirão.



Acontece que a humanidade está sempre procurando transformar um tipo de energia em outro, para melhorar sua sobrevivência e conforto. Acontece que, com o passar dos séculos, a população humana foi crescendo, precisando cada vez mais de maiores quantidades de alimentos e procurando sempre melhores condições de saúde, conforto, segurança, lazer, e ainda, à custa de esforços físicos cada vez menores.
Esse conforto da vida moderna provoca o uso de quantidades cada vez maiores de automóveis, trens, aviões, rádios, televisores, telefones, etc.
Ora, na prática, isso se traduz na necessidade de transformarmos quantidades cada vez maiores de matéria em energia.

Com esse consumo, pense: Quantas coisas jogamos fora diariamente?
São, restos de comida, papel, plásticos, recipientes de vidros, fraldas descartáveis, etc. Na verdade, tudo isso representa poluição e tende aumentar à medida que crescem na população a vontade de desfrutar de maiores confortos e também da questão de se concentrar um número de pessoas cada vez maior nas grandes cidades.
É preciso, criar alternativas ao esquema geral:



Por isso, o alerta: para termos um mundo com desenvolvimento econômico sustentável, é preciso grandes mudanças, visando:

conservar os solos agrícolas;
aumentar os reflorestamentos;
reciclar materiais, evitando os desperdícios inúteis;
desenvolver formas de energias renováveis;
aumentar a eficiência das conversões de energia;
controlar o crescimento populacional.

Diante dessa situação todos nós podemos fazer algo para melhorar nossa existência, por isso, fique atento e preserve a natureza.

Baseado no texto:
Meio ambiente em perigo
FELTRE, Ricardo – Química Geral – V.1 – Ed. Moderna.



Prof. Mirela Mancini leciona Química na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza