<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

14 de agosto de 2008

 

Adolescência e Puberdade - Ciências



O Corpo Humano foi o conteúdo que desenvolvi no 2º bimestre com a 7ª série B; como era de se esperar, a parte que mais despertou o interesse dos alunos foram os Aparelhos Reprodutores e a Puberdade.
Fiquei satisfeita pela atenção e a participação dos alunos a partir desses temas, pois entendo que as modificações do corpo que acompanham a puberdade constituem uma etapa fundamental na vida do adolescente e é importante que o mesmo assuma e reconheça o seu corpo para encontrar a sua identidade social e sexual.
Fiquei surpresa também, ao descobrir que os alunos possuem muitas dúvidas, apesar de nós adultos acharmos que eles sejam bem informados devido às facilidades que os meios de comunicação oferecem. A partir disso, ficou claro também, que essas informações têm que ser dadas por profissionais, pois muitas das dúvidas eram carregadas de tabus.
Segundo Cipriano Carlos Luchesi:
O adolescente é um ser em movimento... O adolescente é irrequieto e parece estabanado. Mas, de fato, o que ocorre é que seu corpo se movimenta num crescimento bastante rápido, de tal forma que seu próprio sistema nervoso não dá conta de acompanhar esse crescimento, de modo imediato. Por isso, o adolescente, muitas vezes, tem sido tachado de descuidado em seus atos e condutas (derruba objeto que não deveria derrubar; quebra objetos que não deveria quebrar; diz coisas que não deveria dizer...) De fato, ocorre que seu sistema nervoso ainda não se deu conta de administrar todo o seu crescimento, os braços cresceram rapidamente e são 'longos demais', a voz a caminho do amadurecimento produz gaitadas, a compreensão mental está se abrindo para o entendimento de muitas coisas novas que se lhe apresentam na vida...”.
Imaginem!
Com toda essa transformação acontecendo "por dentro" daqueles que até pouco tempo víamos como crianças, acredito que vale a pena, antes de reagir a um gesto ou fala desses pequenos "mutantes", como pais e professores que somos, parar, respirar, e relevar...
É o entendimento se abrindo.

Deles e nosso.

E VIVA A ADOLESCÊNCIA!!!!



Como a China está em evidência, pela Olimpíada, leia essa matéria:
AMORES PROIBIDOS NA CHINA.


Prof. Débora Barbosa leciona Ciências na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza