<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

28 de agosto de 2008

 

Artigo de Opinião - Português

No final do primeiro semestre de 2008 e principalmente no início do segundo semestre, os alunos dos 2º Colegiais A, B e C, participaram da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, cujo produto final foi um artigo de opinião. (veja o site da Olimpíada aqui)
Com o objetivo de colaborar para melhoria do ensino da leitura e da escrita, bem como promover ações de formação continuada para professores, a fim de orientar a produção dos alunos, foi enviado a cada docente inscrito na mesma, um Caderno de Orientação do Professor.
O caderno trazia 12 oficinas a serem realizadas com os alunos, abordando atividades variadas como: debates, produção escrita, exposição/posicionamento sobre questões polêmicas, trabalho com elementos articuladores, leitura de artigos, visando ajudar o aluno no momento de produção de seu texto.
O tema para produção “O lugar onde vivo”, fez com que os alunos pudessem aprofundar seus conhecimentos sobre seu lugar, auxiliando-os no exercício de cidadania.
As produções foram lidas por uma Comissão Julgadora Escolar (primeira etapa da olimpíada) , e o texto selecionado foi da aluna Amanda Janini Cruz, 2º A.
Finalmente, nesta ultima sexta-feira (22/08), ficamos satisfeitos ao saber que o texto da aluna foi escolhido pela Comissão Municipal (segunda etapa), para participar da terceira etapa da Olimpíada – Etapa Estadual.
Parabéns, Amanda!!
Parabéns, a todos os alunos que participaram das oficinas de forma leve e responsável, que riram, opinaram, souberam se fazer ouvir e melhoraram notavelmente a maneira de expressar oralmente ou na escrita seus pensamentos e idéias.


Chega de bagunça, hora da responsabilidade!
Amanda Janini Cruz

Semana passada foi implantada uma lei municipal, na qual menores de 18 anos não podem permanecer dentro de casas noturnas após às 24:00horas e sua permanência em locais como o Clube de Campo por exemplo, só será permitida com acompanhamento do responsável legal.

Esta lei está deixando muitos adolescentes indignados. Afirmam que seus meios de diversão (que já eram poucos) diminuíram ainda mais. A boate que era um dos principais pontos de encontro dos jovens que gostavam de se reunir com amigos, agora perdeu grande parte de seus freqüentadores, causando assim um prejuízo em questão do seu lucro.


Temos que admitir que grande parte dos pacientes do hospital durante a madrugada são menores de idade, que com ajuda de pessoas mais velhas, conseguem bebidas, exageram e acabam muitas vezes entrando em coma alcoólico, mas proibindo sua entrada e permanência em boates só mudaremos o local do consumo de bebidas.


Quanto mais proibirmos que os jovens freqüentem casas noturnas e bailes, haverá muito mais churrascos, festas, onde nenhum responsável estará, tornando assim, muito mais perigosa a reunião de amigos.


Sou uma adolescente e sei que com essa lei, estamos só mudando o lugar dos problemas. A solução não é nos proibir de sair de casa e sim conscientizar-nos de que beber e bagunçar não é diversão e sim imaturidade.



Prof. Juliana Gastaldi leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza