<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

13 de agosto de 2008

 

China, Gelo e Neve - Arte

Como a China (por causa dos jogos olímpicos) está em destaque também aqui no blog, achei que seria interessante falarmos sobre um pouco da Arte Chinesa.
Rica em técnicas artísticas e cheias de detalhes (como os vasos da Dinastia Ming), vou falar a vocês sobre as esculturas em gelo e neve, construídas em Harbin, na província de Heilongjiang (nordeste da China).
Em Harbin, a temperatura atinge 40º abaixo de zero! E fica assim por quase 5 meses.
Esse clima, deu ao local o apelido de Cidade Gelada, e ofereceu a seus artistas, oportunidade para fazer arte usando gelo e neve.
Com a beleza da neve e das esculturas, muitos turistas visitam Harbin, principalmente para o Festival de Gelo e Neve, que dura 100 dias e começa em 05 de janeiro.
O registro dos primeiros trabalhos com gelo em Harbin datam do século XV, mas o festival mesmo, com interesse de atrair turistas, só começou em 1985.
Um escultor local, Zhang Yu, fala sobre como fazer escultura usando neve:
"As esculturas de gelo são transparentes, mas a de neve requer a beleza da forma. Para fazer uma escultura de neve, em primeiro lugar, coloca neve numa caixa grande. Depois, tira o bloco de neve para esculpir. Isso tem que ser feito numa temperatura mínima de 5 graus negativos". (fonte: Arte e Falácias, fev.2007).

Além da Arte como expressão criadora, os moradores de Harbin também usam a neve para o Lazer, em um enorme labirinto, e o tempo gelado, estimula campeonatos de natação no inverno (os nadadores tem desde 20 até mais de 80 anos de idade!) e a prática de esqui, com uma pista de 1.300 metros!
Veja abaixo, um vídeo (em inglês) sobre a Arte de Harbin:




Prof. Rose Bressan leciona Arte na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza